Seminário da Agetransp será realizado no auditório da FecomércioReprodução
O seminário será dividido em quatro painéis, abordando temas como o papel da regulação na melhoria dos serviços e bem-estar da população; o impacto das novas tecnologias na mobilidade urbana; receitas não-tarifárias e a sustentabilidade dos transportes; perspectivas para a integração intermodal e o controle social nos serviços de transportes.
"O seminário é uma oportunidade única de discutirmos com a sociedade temas relevantes referentes aos principais objetivos de uma agência reguladora. Além de promover de forma eficiente a melhor prestação de serviços aos usuários do sistema de transporte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro", disse o presidente da Agetransp, Adolfo Konder.
Estão confirmadas as presenças da secretária municipal de Transportes do Rio de Janeiro, Maína Celidonio; do presidente da Agetransp, Adolfo Konder; do arquiteto e urbanista Sérgio Magalhães; do economista José Gustavo de Souza Costa; do ex-diretor do Metrô de São Paulo, Cláudio Ferreira; do engenheiro de Transportes, William Aquino; do economista e ex-prefeito de Vitória (ES), Luiz Paulo Vellozo Lucas; do professor Rômulo Orrico, da Coppe (UFRJ); entre outros.
O evento também conta com a participação e apoio dos demais conselheiros da Agetransp: Charlles Batista, Fernando Moraes e Murilo Leal. Além do debate com os especialistas, vale destacar uma exposição de fotos de projetos instalados no entorno de estações de trens, com curadoria do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), em parceria com a Agetransp, com 18 trabalhos selecionados, que poderá ser apreciada no hall de entrada da Fecomércio-RJ. O seminário é aberto ao público em geral. Quem estiver interessado em acompanhar os debates e painéis pode se inscrever por meio do WhatsApp 96705-5961.
Serviço - Seminário: Concessões de transportes e o bem-estar da população
• 9h às 9h45
Adolfo Konder – Presidente da Agetransp e convidados
Mesa 1:
• Papel da regulação na melhoria dos serviços e bem-estar da população
• 10h às 11h30
• Participantes:
William Aquino – Engenheiro de Transportes e sócio-diretor da Sinergia Estudos e Projetos Ltda.
Luiz Paulo Vellozo Lucas – Subsecretário de Desenvolvimento Econômico do governo do Espírito Santo e ex-prefeito de Vitória.
Marcelo Fonseca – Superintendente de Concessão de Infraestrutura da ANTT (Sucon).
Rafael Véras de Freitas – Advogado e membro do Instituto de Direito Administrativo do Estado do Rio de Janeiro – IDAERJ.
Mesa 2:
• O impacto das novas tecnologias na Mobilidade Urbana
• 11h30 às 13h
• Participantes:
Maína Celidonio – Secretária Municipal de Transportes do Rio de Janeiro e doutora em Economia na PUC-Rio
José Gustavo de Souza Costa – Economista. Foi presidente do Conselho Administrativo da Escelsa, da Enersul e da SuperVia e ex-integrante do CA da Eletrobras, Celesc e Fundição Tupy.
Marcus Medina – diretor-Presidente da Empresa Municipal de Informática (IplanRio) da cidade do Rio de Janeiro
Fernando Feitosa – Doutor em Direito. Mestre em Regulação. Especialista em Regulação da ANTT. Gerente de Regulação Rodoviária (Gerer/Suros/ANTT), desde 2020.
Mesa 3:
• Receitas não-tarifárias e a sustentabilidade dos transportes.
• 14h30 às 16h
• Participantes:
Cláudio Ferreira – Ex-Diretor do Metrô SP e Diretor Comercial dos canais por assinatura do Grupo Bandeirantes.
Thomaz Assumpção – Engenheiro, CEO da Urban Systems, consultoria em inteligência de mercado especializada no desenvolvimento de estudos e análise de risco para produtos imobiliários, urbanos e de cidades.
Homero Neves – Membro do conselho de administração da Via Brasil BR-163 e integrante do Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole (Urbem).
Sérgio Magalhães – arquiteto, doutor em Urbanismo, professor do Prourb-UFRJ. Sérgio Ferraz Magalhães, arquiteto, doutor em Urbanismo, professor do Prourb-UFRJ e Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (2012-2017) e do 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA2021RIO.
Mesa 4:
• Perspectivas para a integração intermodal e controle social nos serviços de transportes
• 16h às 17h30
• Participantes:
Beatriz Rodrigues – Especialista em Transporte Público e integrante do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP).
Rômulo Orrico – Professor dos cursos de pós-graduação em Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ.
Renata Marie Miyasaki – Gerente de Planejamento da Mobilidade e Gestão do Território na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.
Cássio Nogueira de Castro – subsecretário de Concessões e Parcerias do Governo do Estado do Rio.
Na reta final de A Fazenda, emissora começa a procura por novos nomes
'A Grande Conquista', reality que teve a primeira edição bem sucedida no ano passado, será a nova aposta de Record TV para 2024. Tanto que a emissora paulista anunciou a segunda temporada do reality antes mesmo de terminar a edição 15 de 'A Fazenda'.
O site da emissora já começou a receber as primeiras inscrições dos que desejam ser um dos 70 confinados em uma vila para concorrer a uma das vagas dos que sobem para a mansão e permanecem 90 dias confinados.
O reality promete seguir em sua segunda edição as mesmas características que parecem ter agradado à direção da casa ao misturar anônimos e famosos. E a correria da produção por nomes de subcelebridades que podem compôr o novo elenco já começou.
A nova temporada de 'A Grande Conquista, apesar de não ter tido a data divulgada, deve estrear logo depois de a nova temporada do BBB, que vai ao ar em 8 de janeiro na TV Globo.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.