Climatempo praias de Ipanema e Arpoador nesta terça-feiraMarcos Porto / Agência O Dia

Rio - A Marinha do Brasil informou, nesta terça-feira (26), que ondas de 2,5 a 3 metros de altura podem atingir o litoral do Rio de janeiro até o início da tarde desta quarta-feira (27). Segundo o Centro de Operações Rio (COR), uma frente fria vai mudar o tempo na cidade nos próximos dias.
Em razão da ressaca, a Marinha divulgou algumas recomendações de segurança: evitar banho de mar em áreas que estejam com condições de ressaca; evitar a prática de esportes no mar; não permanecer em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período de ressaca; frequentadores de praias devem seguir as orientações do Corpo de Bombeiros; pescadores devem evitar navegar durante o período de ressaca; evitar trafegar de bicicleta na orla e não entrar no mar para resgatar vítimas de acidente.
Previsão para os próximos dias
Segundo o Alerta Rio, nesta terça-feira, as condições atmosféricas na cidade serão influenciadas por áreas de instabilidade associadas ao deslocamento de uma frente fria no oceano. A nebulosidade ficará variada e há previsão de pancadas de chuva moderada a forte, podendo vir acompanhadas de raios e rajadas de vento. As temperaturas seguem elevadas, com mínima de 21°C e máxima de 37°C.
Durante a manhã, os cariocas aproveitaram o calor para lotar as praias da cidade. Mesmo com o tempo nublado, os termômetros bateram 30°C em Ipanema, na Zona Sul.
Na quarta-feira, ventos úmidos do oceano manterão a nebulosidade no Rio e há previsão de chuva fraca a qualquer momento do dia. A chuva, inclusive, poderá passar de 10 mm/h em pelo menos um ponto da cidade.
Já na quinta-feira (28), haverá redução de nebulosidade sobre a cidade, os ventos estarão moderados e não há chance de chuva. As temperaturas ficarão entre 18°C e 30°.
Na sexta-feira (29), áreas de instabilidade associadas ao calor e umidade influenciarão as condições do tempo e há previsão de pancadas isoladas. No entanto, os termômetros podem bater os 37°C.
Na antevéspera de Réveillon, no sábado (30), a instabilidade persiste e o volume das precipitações poderá passar de 6,4 mm/h.
Sobre estes volumes, o COR detalhou quais os níveis considerados fracos, moderados, fortes ou muito fortes. Até 0,5 mm/h: chuva fraca; entre 0,5 e 25 mm/h: chuva moderada; de 25,1 a 50 mm/h: chuva forte; maior de que 50 mm/h: chuva muito forte.