Carreta que transportava sucata tombou na descida da Serra de Petrópolis Reprodução/Redes Sociais
Defesa Civil de Petrópolis aciona sirenes por risco de inundação
Por conta das pistas escorregadias na BR-040, carreta que transportava sucata tombou e deixou uma pessoa ferida
Rio - A Defesa Civil de Petrópolis, na Região Serrana, informou que atingiu os protocolos de risco de inundação, na manhã desta quinta-feira (4), e acionou o segundo toque do sistema de sirenes no terceiro distrito. Segundo o Boletim Meteorológico da prefeitura, a previsão para hoje é de predomínio de céu nublado a encoberto, com chuva de intensidade fraca a moderada de forma contínua e ocasionais pancadas de maior intensidade, por conta da atuação de um sistema de baixa pressão no oceano. A temperatura máxima esperada é de 24°C e a mínima de 18°C.
Por conta do risco, foi aberto um ponto de apoio na Quadra da Boa Esperança, mas o local foi desmobilizado, às 10h, em função da redução dos acumulados pluviométricos. Os maiores registros ocorreram no Vale do Cuiabá 2 (82,5mm), Posse (80,2mm), Vila Rica (70,5mm), Buraco do Sapo 1 (69,8mm) e Itaipava (63,4mm). A Defesa Civil orienta que a população cadastre o CEP por mensagem de texto para o número 40199 para receber os alertas.
De acordo com a Concer, que administra a BR-040, a descida da Serra de Petrópolis está com o tráfego em meia pista no km 78 RJ, para a retirada de uma carreta que transportava sucata e acabou tombando na madrugada de hoje. O motorista precisou ser socorrido pela equipe médica da concessionária e foi encaminhado com ferimentos moderados para o Hospital Santa Teresa, no Centro. Ainda não há informações sobre o estado de saúde da vítima. A visibilidade na região é parcial, devido à chuva fina e neblina, e as pistas estão escorregadias.
Chuva no Rio
A Defesa Civil do Estado e o Corpo de Bombeiros monitoram as precipitações em todo o estado, atuando para prevenir e minimizar possíveis danos. Nas últimas 24 horas, as equipes já atenderam cerca de 45 ocorrências de salvamentos de pessoas, cortes de árvores, inundações e deslizamentos/desabamentos relacionadas às chuvas. Os agentes estão em contato permanente com as prefeituras para dar suporte, caso as ocorrências extrapolem a capacidade de resposta da gestão municipal.
O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) está acompanhando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos em todo o território fluminense, enviando alertas para os municípios quando necessário. Neste momento, é alto ou muito alto o risco hidrológico na capital, na Baixada Fluminense e nas Regiões Serrana e Sul. Há risco de alagamentos e inundações nos municípios do Rio, Nilópolis, Mesquita, São João de Meriti, Teresópolis, Rio Claro, Barra Mansa e Itaguaí, bem como é alto o risco geológico nesses locais, com possibilidade de deslizamentos.
Serviço
Quadra do Boa Esperança: Estrada Ministro Salgado Filho, s/nº - Boa Esperança - Vale do Cuiabá/ Itaipava.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.