Rio - O sistema de câmeras de reconhecimento facial usado na virada de ano em Copacabana, que já resultou na prisão de três pessoas, será posto em funcionamento nos ensaios técnicos do Carnaval do Rio, na Marquês de Sapucaí, a partir deste sábado (6), de acordo com a Polícia Militar.
A tecnologia empregada pela PM para a identificação de pessoas procuradas é controlada diretamente de um veículo, chamado de carro-comando, que ficará estacionado no principal acesso do Sambódromo. É nesse carro que serão instaladas as câmeras de monitoramento.
Ao todo, são quatro equipamentos, um posicionado para cada lado, permitindo um ângulo de 360° de visão para os operadores. Além desse equipamento, a PM informou que também usará um drone com a mesma tecnologia de câmera de reconhecimento facial.
Os equipamentos darão suporte ao trabalho das equipes do 4º BPM (São Cristóvão) e 5º BPM (Praça da Harmonia), responsáveis pelo patrulhamento da área, e que atuarão no evento. O efetivo receberá reforço durante o fim de semana.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.