Centro de pesquisa Climate Hub Rio, da Universidade de Columbia, fica no Museu do AmanhãReprodução / Columbia Global Centers Rio
Programa da Prefeitura oferece intercâmbio gratuito na Universidade de Columbia
Profissionais e acadêmicos da área do clima podem se inscrever até a próxima segunda-feira (15)
Rio - Um programa da Prefeitura do Rio, em parceria com a Universidade de Columbia, em Nova York, vai levar, de forma gratuita, profissionais e acadêmicos da área climática do Rio para um intercâmbio de duas semanas na renomada faculdade estadunidense. Com inscrições abertas até a próxima segunda-feira (15), esta é a primeira ação do Climate Hub Rio, um centro de pesquisa da universidade inaugurado no ano passado.
Segundo a instituição, o Programa de intercâmbio na Universidade de Columbia para lideranças climáticas do Rio de Janeiro tem o objetivo de oferecer oportunidades para profissionais do clima desenvolverem conexões e conhecimentos com pesquisadores, especialistas, alunos e professores da Universidade de Columbia. A iniciativa também apoia projetos que enfrentam os desafios impostos pelas mudanças climáticas.
Nesta quinta-feira (11), às 20h, uma reunião online e gratuita com informações sobre o intercâmbio será conduzida pela gerente do projeto, Camila Pontual, que vai responder perguntas e tirar dúvidas. Para participar, é preciso se cadastrar no site.
"Este programa inovador permitirá a troca de conhecimento e experiências entre lideranças municipais e pesquisadores renomados na área de clima. É um investimento em pesquisa e capacitação que se reverte para a cidade", comentou o secretário municipal da Casa Civil, Eduardo Cavaliere.
Para se candidatar ao intercâmbio, é preciso cumprir alguns pré-requisitos, como ter experiência direcionada às questões climáticas na região urbana do Rio de Janeiro; atuação profissional no governo, sociedade civil, instituições de ensino superior ou setor privado; demonstração de um plano claro de propósito e expectativas para a visita; entre outras exigências.
O programa vai acontecer em duas datas, de 13 à 29 de abril e, depois, entre 30 de setembro e 10 de outubro. O candidato poderá escolher o período que deseja viajar durante a inscrição, que é feita online. No edital, também é possível verificar as atividades que serão realizadas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.