Jean do 18 é responsável por realizar as cobranças Divulgação

Rio - O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou à Justiça, nesta quinta-feira (11), Jean Carlos Nascimento dos Santos, conhecido como 'Jean do 18' ou 'Fofinho', pelos crimes de associação criminosa, extorsão e ameaça. De acordo com a denúncia, Jean ameaçou com uma arma de fogo o engenheiro responsável pela construção do Parque Piedade, antigo Prédio da Faculdade Gama Filho, exigindo o valor de R$ 500 mil para que as obras não fossem paralisadas.

Ainda segundo a denúncia, no dia 8 de janeiro, o engenheiro foi abordado no canteiro de obras e levado ao Morro do Dezoito, no bairro de Água Santa. No local, o denunciado já o aguardava, com outros três homens armados, e exigiu o pagamento do valor para liberar a obra. A vítima respondeu que iria repassar a exigência para a Prefeitura do Rio de Janeiro, responsável pela contratação da obra, e, em seguida, foi liberada pelos criminosos.
Na manhã desta quinta, a Polícia Civil identificou e pediu a prisão do traficante à Justiça. A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco) instaurou um inquérito assim que soube do ocorrido e realizou diligências para identificar os envolvidos. A corporação informou ainda que assim que foi confirmada a identificação do autor, foi feito o pedido de prisão. 
O caso veio à tona após o prefeito Eduardo Paes denunciar que a organização criminosa que estava ameaçando e tentando extorquir funcionários da empreiteira responsável pela obra.
Ao repercutir sua denúncia nas redes sociais, Paes foi taxativo quanto aos bandidos: "não pode ter nenhum 'grupelho' de vagabundo, de delinquente, achando que vai impor a sua força, suas regras, em qualquer territorialidade", argumentou durante a posse dos conselheiros tutelares na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca.
Paes ainda afirmou que vai explicitar sempre que o crime organizado fizer esse tipo de ameaça. Por fim, defendeu que não se criminalize a vítima, ao citar as empresas que sofrem pedidos de extorsão e políticos de áreas dominadas por bandidos.
Veja quem é Jean do 18
Considerado um detento de altíssima periculosidade, Jean Carlos está foragido desde que escapou da Penitenciária Lemos de Brito, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em janeiro de 2023. Jean do 18 é condenado e réu em mais de 20 casos. Ele também é apontado o líder do tráfico que atua no Morro do Dezoito, próximo ao parque.
Ele estava preso desde 2017, quando foi detido por policiais do 3º BPM (Méier) durante uma operação no Morro do Dezoito. Jean foi indiciado pelo homicídio de Roberto Viegas Rodrigues, que era seu advogado, e por ocultação de cadáver. Na época, ele já acumulava mais de 20 mandados de prisão.
Jean e outros dois comparsas estavam presos na Penitenciária Lemos Brito, também conhecida como Bangu VI, que abriga detentos da facção criminosa Amigos dos Amigos (ADA) e conseguiram fugir com a ajuda de uma corda feita com lençóis (Teresa) jogada ao lado da base do Serviço de Operações Especiais, nos fundos do complexo de presídios.