Moradores da Tijuquinha foram contemplados com documentoDivulgação / SMH

Rio - A Secretaria Municipal de Habitação (SMH) entregou 300 Termos de Reconhecimento de Moradia (TRMs) na comunidade na Tijuquinha, no Itanhangá, Zona Oeste do Rio, neste sábado (20).
O TRM é um documento da prefeitura que reconhece a posse de um imóvel residencial em comunidades e serve como o primeiro passo para a regularização fundiária. Ela protege o direito à propriedade e é importante para a valorização da unidade habitacional.
"Este documento aqui é uma coisa muito importante, era tudo que eu queria, era o sonho do meu marido (Mário Sérgio dos Santos, ex-presidente da Associação de Moradores local), porque ele já foi embora dessa vida e não conseguiu. Ter este título é muito importante para a gente, é o reconhecimento de que estou na minha casa, que ela é minha propriedade", disse Rosilda Silva dos Santos. "De onde ele estiver, com certeza meu marido está feliz", completou.
Em 2023, foram emitidos 1.789 TRMS, para serem entregues agora em 2024, pela Coordenadoria de Regularização Urbanística e Fundiária. Ano passado foram entregues 147 na comunidade Sociólogo Betinho, em Bangu. A previsão da SMH é de conceder ao menos 10 mil esse ano.