Equipes da Águas do Rio trabalham em tubulação que rompeu em São CristóvãoPedro Ivo/Agência O DIA

Rio - Frequentadores da Praia de São Conrado, na Zona Sul do Rio, flagraram o rompimento de uma tubulação e o despejo de água de esgoto no mar na manhã desta terça-feira (30). Essa não é a primeira vez que vazamentos acontecem na região.
Nas redes sociais, imagens mostram a força da água caindo no mar embaixo da Ciclovia Tim Maia, na Avenida Niemeyer. "Isso aqui é esgoto in natura caindo na praia, olha a pressão da água", disse um frequentador.
De acordo com a Águas do Rio, foi identificado um vazamento na tubulação que transporta os esgotos sanitários da elevatória de São Conrado para o emissário submarino de Ipanema. Equipes operacionais estão finalizando o reparo no local, entre os vãos 20 e 25 da ciclovia Tim Maia, na Avenida Niemeyer.

Ainda em nota, a empresa ressaltou que em dezembro de 2022 concluiu a remoção da antiga tubulação que estava desativada há mais de dez anos no local e, desde julho do ano passado, vem atuando na revitalização da linha que atualmente transporta os esgotos de São Conrado e região.


O despejo de água suja no mar de São Conrado é um problema antigo nas redondezas. Em 2015, por exemplo, quando uma tubulação, que era de responsabilidade da Cedae, rompeu, o cantor Gabriel Pensador, surfistas, banhistas e comerciantes da região fizeram um apelo na internet para que o problema fosse resolvido. Na ocasião, a água despejada no mar era de esgoto.

"Que revolta eu sinto com a poluição do Cantão. É um absurdo. Deixam isso acontecer há anos porque quem frequenta essa praia são os moradores da favela. Se fosse Barra ou Ipanema não estaria assim há tantos anos sem solução e piorando", disse Gabriel na ocasião.

Procurado, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que recebeu a denúncia nesta terça-feira (30) pela manhã e também está enviando uma equipe ao local para averiguar a situação e avaliar as providências a serem tomadas. "O Inea esclarece também que estará atento à operação da concessionária nas medidas de contenção do problema", disse em nota.