Rio - Um balão atingiu uma torre de alta tensão e quase deixou 90 mil casas sem energia, em Campo Grande, na Zona Oeste, neste domingo (3). Segundo a Light, o objeto foi retirado após uma operação complexa, que impediu a interrupção elétrica dos clientes, feita por profissionais que subiram no sistema de linhas energizadas.
Os balões, como este que caiu no bairro Adriana, em Campo Grande, têm armações de metal e possuem estruturas, que, ao entrar em contato com a rede elétrica, podem causar falta de energia e danos aos equipamentos.
Em nota, a concessionária reforçou que "soltar balões é crime e pode provocar, além de incêndios e acidentes fatais, falta de luz promovida por curto-circuito nas linhas de transmissão".
Procurada, a Polícia Militar disse que o "Comando de Polícia Ambiental (CPAm) não foi acionado para o caso, mas ressaltou que o CPAm realiza, semanalmente, operações de combate à soltura clandestina de balões, com apoio do Grupamento Aeromóvel (GAM)".
A população também pode colaborar denunciando esses casos para o Disque Denúncia (DD). Para notificar de forma anônima, o DD disponibiliza a Central de atendimento, pelos números (21) 2253 1177 ou 0300-253-1177. Além desses, há o WhatsApp Anonimizado: (21) 2253-1177.
Em caso de acidente envolvendo a rede elétrica:
- Acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193, e a concessionária responsável
- As pessoas não devem se aproximar e o local deve ser isolado
- Objetos que estejam em contato com fios da rede elétrica não devem ser retirados, apenas técnicos da distribuidora estão aptos a manusear
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.