O "Cada Favela, Uma Floresta" visa resgatar o equilíbrio entre o espaço urbano e o meio ambienteFernando Frazão/Agência Brasil
O programa Cada Favela, Uma Floresta irá atender áreas de favela, loteamentos e comunidades e visa unir ações da SMAC . O objetivo do projeto é investir na melhoria da infraestrutura e adoção de microdrenagem e outros métodos para minimizar os impactos das chuvas nessas regiões. Ao todo, 20 favelas serão beneficiadas pelas ações, gerando melhorias no microclima das comunidades e na qualidade do ar e da água.
Já o Hortas Cariocas, que será implantado em áreas de parques, praças e áreas ociosas da cidade, tem como objetivo o combate à insegurança alimentar de grupos em vulnerabilidade social promovendo o acesso a alimentos saudáveis e orgânicos. O programa é constituído pelas iniciativas Hortas Comunitárias, Hortas Ancestrais, Cozinhas Sustentáveis e Hortas Cariocas em Áreas Protegidas.
O Programa de Monitoramento Contínuo da Cobertura Vegetal da Cidade do Rio de Janeiro (PMCV-Rio), por sua vez, visa subsidiar ações de implantação de políticas públicas para manutenção do equilíbrio ecológico de ecossistemas associados à Mata Atlântica. O programa também promove o monitoramento de informações relacionadas à cobertura vegetal da cidade.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.