Utilização de pulseiras com dados dos responsáveis é uma das formas de prevenir desaparecimento de criançasDivulgação / DPRJ

Rio - A estação de metrô da Carioca, no Centro do Rio, recebe, nesta quarta-feira (27), uma ação especial de prevenção ao desaparecimento de crianças e adolescentes. O atendimento acontece das 9h às 13h. A iniciativa é realizada em meio à semana de mobilização nacional para busca e defesa da criança desaparecida, que ocorre todos os anos no Brasil, entre os dias 25 e 31 de março. 
A campanha, idealizada pela Defensoria Pública do Rio (DPRJ), pela Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) e Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, tem como objetivo orientar a população sobre como evitar que esses casos aconteçam, além de instruir o que se deve fazer nessas situações.
"São dicas simples, como, por exemplo, obter a carteira de identidade das nossas crianças, mesmo enquanto elas tiverem poucos anos de idade e até meses; utilizar pulseiras quando crianças menores forem a lugares de grande aglomeração, contendo a identificação delas e o nome do responsável. Essas são medidas importantes de prevenção", explicou o defensor Rodrigo Azambuja, coordenador da Infância e Juventude da Defensoria.
Equipes da DPRJ e da FIA irão distribuir cartilhas sobre "Desaparecimento de Crianças e Adolescentes: O que fazer para evitar?", a fim de prestar orientação sobre os casos de menores de idade desaparecidos.
Segundo dados do programa SOS Crianças Desaparecidas, 211 casos de desaparecimento foram registrados em 2023, dos quais 166 foram solucionados, e 45 permanecem em aberto. Desde que começou a ser implementado, em 1996, foram registrados o desaparecimento de 4.407 jovens no estado fluminense. Destes, 3.773 foram encontrados, representando um índice de localização de 86%.
A Defensoria Pública reforça que não é necessário esperar 24 horas para o registro de desaparecimento de crianças e adolescentes, sendo possível ir na delegacia mais próxima assim que o sumiço for percebido. Quem mora na capital fluminense, também pode registrar a ocorrência na Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA).