Policiais e criminosos trocaram tiros durante uma ação para retirar barricadas da comunidade Cesar MaiaReprodução / Redes sociais

Rio - Um tiroteio entre policiais e criminosos assustou moradores da comunidade Cesar Maia, em Vargem Pequena, na Zona Oeste, na noite desta sexta-feira (29). Segundo a Polícia Militar, os agentes do 31° BPM (Recreio dos Bandeirantes) foram atacados por um grupo de homens armados durante uma ação na região.
A equipe do 31° BPM estava fazendo uma operação para retirar barricadas dos acessos à comunidade, quando começaram os tiros. De acordo com a PM, após o confronto, os bandidos fugiram para dentro do Cesar Maia e os policiais conseguiram retirar todos os obstáculos construídos pelo tráfico.
Nas redes sociais, em vídeos compartilhados por moradores, é possível ouvir os disparos e ver diversas viaturas da Polícia Militar. O Instituto Fogo Cruzado registrou tiroteio no conjunto, às 20h11. Já o perfil Onde Tem Tiroteio (OTT) divulgou relatos de tiros, às 19h30 e às 19h50. "Cuidado quem estiver indo para o Cesar Maia. Está tendo maior tiroteio lá", escreveu um homem. "Cesar Maia em guerra", disse outro.
Em nota, a corporação informou que não houve registro de feridos durante a ação. A ocorrência foi registrada na 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes).
Guerra na comunidade Cesar Maia
No último dia 8, cinco homens foram presos em flagrante por integrarem uma milícia privada e por porte ilegal de arma, no Cesar Maia. Segundo a investigação, o grupo participava de confrontos com traficantes do Comando Vermelho (CV) pela disputa de território na comunidade. 
Na ocasião, o delegado Rodrigo Coelho, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), disse que houve uma disputa recente entre milicianos e traficantes do CV. "Eles iniciaram confrontos por disputa territorial nessa localidade. O CV chegou a se estabelecer no local, mas a milícia conseguiu retomar. Em novembro ou dezembro [de 2023], descobrimos que estava tendo essa ação conjunta com atuação de milícia, cobrando comerciantes e o Comando Vermelho", explicou o delegado.
No dia 30 de janeiro, moradores da Zona Oeste tiveram uma noite de tensão. Milicianos e traficantes entraram em confronto pelo controle da área da comunidade Cesar Maia, e os criminosos também trocaram tiros com policiais militares. Um suspeito ficou ferido e fuzil e granadas foram apreendidas.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram que o confronto pôde ser ouvido por quem estava na Avenida Salvador Allende, que liga bairros, como Jacarepaguá, Curicica, Camorim e Recreio dos Bandeirantes, além de ser uma via que dá acesso à Linha Amarela e à Avenida Abelardo Bueno.