Suspeitos detidos na operação na Vila Vintém foram encaminhados à 33ª DP (Realengo)Renan Areias / Agência O Dia

Rio - A Polícia Militar prendeu oito suspeitos e apreendeu dois adolescentes durante uma operação na comunidade Vila Vintém, em Padre Miguel, na Zona Oeste, nesta sexta-feira (12). Na ação, que ainda segue em andamento, os agentes também apreenderam dois fuzis e uma granada.
Segundo a PM, a operação, feita por policiais do 14º BPM (Bangu), tem como objetivo reprimir o crime organizado na região. Além das armas, foram apreendidos, também, uma granada, quatro radiotransmissores e diversas drogas, ainda a serem contabilizadas.
Durante a ação, policias retiraram cinco pontos de barricadas no entorno da comunidade. Os obstáculos estavam instalados nas ruas General José Faustino, Belisário de Sousa, São José, General Gomes de Castro e Santo Everaldo.
Os oito presos e os dois menores de idade foram encaminhados, junto com os materiais apreendidos, à 33ª DP (Realengo), onde a ocorrência foi registrada. Após serem interrogados, dois homens foram liberados.
A região é palco de conflitos armados entre facções rivais, que disputam o controle do tráfico. Na tarde desta quinta-feira (11), três homens foram mortos a tiros na comunidade do Fumacê, em Realengo, vizinha à Vila Vintém. 
Segundo informações preliminares, os homens foram assassinados durante uma invasão de traficantes do Terceiro Comando Puro (TCP), que tinham como objetivo retomar o controle da comunidade, recentemente dominada por criminosos da Amigo dos Amigos (ADA). Na manhã desta sexta, o policiamento foi reforçado na comunidade.
O Complexo do Chapadão, em Costa Barros, na Zona Norte, também recebe uma operação do Comando de Operações Especiais (COE) nesta sexta. De acordo com a PM, até o momento, ainda não houve registro de prisões ou apreensões.
Segundo as secretarias municipal e estadual de saúde, as unidades médicas nas regiões com operação estão funcionando normalmente.