Megaoperação mira 14 comunidades da Zona OesteDivulgação/Governo do Estado
As forças de segurança do Rio ampliaram os trabalhos da Operação Ordo para mais quatro comunidades: Covanca, Jordão, Santa Maria e Bateau Mouche, que ficam entre a Taquara e a Praça Seca, na Zona Oeste da capital. A decisão de estender o território monitorado foi baseada em informações de inteligência da Polícia Civil e resultou no fechamento de centrais clandestinas.
Na comunidade Fontela, em Vargem Pequena, a Polícia Civil fechou uma central ilegal. No local, os agentes apreenderam materiais de uso exclusivo da empresa Claro, como amplificadores e fonte. Segundo as investigações, o estabelecimento era comandado pelo tráfico de drogas. Em reunião, nesta quinta (19), os secretários de Segurança Pública, Victor dos Santos, da Casa Civil, Nicola Miccione, de Governo, André Moura, e as empresas de serviços se reuniram para alinhar o prosseguimento das ações.
Equipes da Iguá, com apoio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), vistoriaram 16 estabelecimentos nas localidades do Terreirão e Cidade de Deus, onde foram averiguados furtos de água e energia. Já a Naturgy recuperou 61 medidores de gás na comunidade Cidade de Deus, ao longo dos quatro dias.
O Governo do Estado e as concessionárias de serviços públicos divulgaram a ampliação da tarifa social concedida pelas concessionárias Iguá, Águas do Brasil, Naturgy, Light, Oi e Claro. A medida pretende tornar o preço competitivo, desestimulando a exploração ilegal dos serviços. Serão realizadas reuniões de trabalho para planejar e viabilizar a proposta, que poderá incluir a expansão de projetos sociais nas comunidades que fazem parte do cinturão da Ação Ordo.
A fiscalização de veículos irregulares nas vias de acesso às comunidades permanece, com a mobilização de agentes da Polícia Militar, do Detran-RJ, do Detro e da Guarda Municipal. Foram abordados 230 veículos, com 125 autuações. Dois veículos e 19 motos foram retirados das ruas. As abordagens ocorreram na Taquara e em dois pontos de Jacarepaguá, nas estradas Rodrigues Caldas e de Jacarepaguá. Na Cidade de Deus, o Batalhão de Choque reforçou o patrulhamento na Avenida Edgard Werneck.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.