Fachada da nova sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ)Renan Areias / Agência O Dia
Presidente do TRE-RJ, o desembargador Henrique Figueira lembrou que as novas instalações representam o início da concretização de um sonho antigo, há muito acalentado por magistrados, advogados, servidores e terceirizados.
"Há muito tempo a sede do TRE-RJ não cabia mais nos prédios que nos abrigavam, na Avenida Presidente Wilson. O Tribunal cresceu e, em uma sede histórica e deslumbrante, mas moderna e pronta para os novos desafios que se apresentam, busca oferecer mais conforto e melhores condições de trabalho a seus servidores. O que se refletirá na qualidade da prestação de serviços ao cidadão e em benefícios à democracia", afirmou o magistrado.
História
De acordo com o site do TRE, a construção pertence ao Governo do Estado e foi cedida ao tribunal. Desde novembro de 2022, passou por obras estruturais e de restauração minuciosa. Ao longo dos sete andares distribuídos em 30 metros de altura e área de 8,4 mil metros quadrados, há um imponente Grande Hall, com pé direito de 10 metros e quatro colunas em estilo helênico, revestidas em pedra sabão.
O ambiente é ornamentado por gradis em art noveau, mármores de Carrara, maçanetas de bronze, vitrais e piso com mosaico de formas geométricas. Uma claraboia com iluminação indireta, vinda de um prisma central, adorna o foyer.
Originalmente, o prédio abrigou a sede brasileira do antigo Deutsche Ueberseeische Bank, mais conhecido no país como Banco Alemão Transatlântico. Com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, o banco foi liquidado e o edifício incorporado ao patrimônio da União.
"É um espaço nobre e impactante, que está à altura da importância da Justiça Eleitoral e, certamente, poderemos utilizá-lo para grandes eventos, como solenidades, mostras e exposições", conclui Henrique Figueira.
O novo edifício abriga espaços simbólicos da relação do TRE-RJ com a sociedade, como o novo plenário, onde acontecerão as sessões do Colegiado, um auditório, ambos com tratamento acústico e assentos para pessoas com mobilidade e obesidade, além do Espaço de Memória Desembargador José Joaquim Passos e da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ).
A presidência, a vice-presidência, a diretoria-geral, a Secretaria Judiciária e a Escola Judiciária Eleitoral são algumas das unidades que mudaram de endereço, no último dia 15. Vale ressaltar que a Ouvidoria e mais alguns setores da instituição seguem funcionando no prédio antigo (Avenida Presidente Wilson, 198, Castelo).
O Palácio da Democracia funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h. Eventuais dúvidas podem ser tiradas pelo Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000, que funciona no mesmo horário.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.