Acidente entre diversos carros e um ônibus interditou completamente a Praia do FlamengoReprodução / Rede Sociais

Rio - O motorista do ônibus que provocou um acidente na Praia do Flamengo, na Zona Sul, na noite desta quinta-feira (25), foi detido por policiais militares, após fugir do local. O condutor do coletivo teria perdido o controle da direção e arrastou nove carros, na altura da Rua Silveira Martins. Ao todo, nove pessoas ficaram feridas e três delas precisaram ser levadas para hospitais. 
Segundo o motorista Osvaldo Santos Neto, por volta das 19h30, quando estava parado no Aterro do Flamengo, viu um ônibus arrastando vários veículos, até que a traseira do automóvel em que estava também foi atingida. "O ônibus veio desgovernado, saiu batendo em vários carros. Meu carro era o primeiro para dar partida quando o sinal abrisse e eu só escutei aquelas freadas de carro, aquelas batidas, como se fosse um filme. Eu só esperei acontecer, foi quando o carro de trás bateu no meu e eu puxei um pouquinho para frente e consegui sair", relatou. 
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram vários veículos, incluindo táxis, destruídos, e peças ficaram espalhadas pela rua. Osvaldo contou que após o acidente, o motorista do ônibus fugiu do local. "Foi aquela cena horrível, inclusive, o motorista quando viu o que ele causou, abriu a porta e saiu correndo para o meio dos campos de futebol do Aterro do Flamengo", disse. O carro do homem ficou com o para-choque traseiro danificado. O veículo é usado para transporte de aplicativo e turismo e, apesar de afetar seu trabalho, ele agredeceu por não ter se ferido. "Graças a Deus, comigo não aconteceu nada, só estava eu dentro do carro, meu dano foi só material".
De acordo com a Polícia Militar, equipes do 2º BPM (Botafogo) o localizaram o motorista na Avenida Augusto Severo, na Glória, Zona Sul, que foi detido e encaminhado para a 9ª DP (Catete). Ele dirigia um coletivo da linha 409 (Saens Peña x Horto) e, segundo relatos nas redes sociais, teria discutido com o motorista de um veículo antes do acidente. Segundo a Polícia Civil, em depoimento, o profissional contou que se sentiu ameaçado pelo outro condutor e por isso não parou, causando o acidente. 
Ainda de acordo com a Polícia Civil, uma vítima prestou depoimento da delegacia e outras serão ouvidas, bem como testemunhas. Agentes vão analisar imagens de câmeras de segurança e realizam demais investigações para esclarecer todos os fatos. O ônibus envolvido no acidente era da Viação Nossa Senhora das Graças. Em nota, o Rio Ônibus declarou que lamenta o ocorrido e que a empresa "aguarda perícia técnica para entender a dinâmica do acidente e tomará as providências cabíveis". 
O Corpo de Bombeiros socorreu seis pessoas, que foram liberadas no local. Além delas, José Augusto Lopes, de 69 anos, precisou ser encaminhado para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro. Segundo um familiar, ele teve ferimentos no ombro, quadril e braço, e o táxi que digiria ficou totalmente destruído. Nesta sexta-feira (26), o quadro de saúde dele é considerado estável, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 
Os quartéis Central, do Catete e Humaitá do Corpo de Bombeiros também precisaram socorrer Marcelo Mendes, de 48 anos, com ferimentos moderados, e Jurema Fernandes, de 69 anos, que sofreu ferimentos leves, para o Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon, Zona Sul. A SMS informou que o homem já recebeu alta médica e a idosa está estável, nesta sexta-feira. 
*Colaborou Reginaldo Pimenta