Rio - A Polícia Militar realizou, nesta quarta-feira (31), uma operação nas comunidades da Fé/ Sereno, Ipase, Morro do Trem e Juramentinho, na Zona Norte. Na região, houve relatos de intenso tiroteio desde as primeiras horas da manhã. Devido aos confrontos, 21 escolas municipais precisaram interromper o funcionamento. Um agente foi baleado de raspão no braço.
Em vídeos que circulam nas redes sociais é possível acompanhar um dos momentos dos disparos. De acordo com a plataforma Onde Tem Tiro (OTT), por exemplo, houve registro tiroteio em Vicente de Carvalho e Tomás Coelho, vindos do Juramentinho, às 6h16, na Penha Circular, no Morro da Fé, na parte da mata, às 6h37. Assim como, nos morros do Sereno e Ipase às 6h10.
Tiros no morro da fé no cpx da penha, pau quebrando entre policiais.e traficantes. pic.twitter.com/1F5BngVqTg
Uma bala perdida acertou a parede de um quarto de uma casa no Morro da Fé, no Complexo da Penha. Pai e filho estariam dormindo no cômodo quando o tiro fez um buraco no local. Um vídeo gravado por um dos moradores da residência mostra o estrago feito pelo disparo. "Estou impressionado onde pegou. Chegou a amassar uma parada. Acho que a bala ficou dentro da parede, mas olha aqui. Um centímetro para baixo e já era", disse o homem.
Na localidade conhecida como Vacaria, na Penha, um PM foi baleado de raspão no braço direito. Segundo a corporação, o ferimento não possui gravidade e o agente recebeu os primeiros socorros no local, estando fora de perigo.
A PM informou que o objetivo da ação é coibir a movimentação de criminosos que disputam território na região, a recuperação de veículos roubados e clonados, desobstruir vias com retiradas de barricadas e o cumprimento de mandados de prisão de suspeitos que venham a ser localizados.
No Morro do Trem, em Vila Kosmos, agentes do Batalhão de Ações com Cães (BAC) apreenderam drogas, uma arma falsa e dinheiro. De acordo com a PM, o prejuízo para o tráfico da região está estimando em R$ 13.900,00. A ocorrência foi registrada na 27ª DP (Vicente de Carvalho).
Atuaram nas comunidades agentes do 16º BPM (Olaria), com o apoio das unidades do 9ºBPM (Rocha Miranda), 14ºBPM (Bangu), 40ºBPM (Campo Grande), Batalhão de Ações com Cães (BAC), o Grupamento Especializado de Salvamento e Ações de Resgate (GESAR) e do Grupamento Aeromóvel (GAM).
Serviços impactados
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, no Juramentinho, uma escola foi impactada. Já nas comunidades do Ipase e Morro do Trem, quatro unidades fecharam. Enquanto na região da Penha , 16 escolas interromperam o funcionamento.
Além disso, a Clínica da Família Ana Maria Conceição dos Santos Corrêa acionou o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de profissionais e usuários, suspendeu o funcionamento na manhã desta quarta-feira (31). Mas o Centro Municipal de Saúde Clementino Fraga manteve o atendimento à população. Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, foram suspensas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.