Policiais apreenderam fuzis, granadas e drogas durante ação na Cidade de DeusDivulgação / @pmerj

Rio - Uma operação da Polícia Militar na Cidade de Deus, Zona Oeste, deixou nove pessoas baleadas e prendeu 12 criminosos nesta segunda-feira (19). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), três chegaram ao Hospital Lourenço Jorge, na Barra, já sem vida. A pasta informou, ainda, que um casal está no Hospital Miguel Couto, na Gávea, Zona Sul. A ação visa combater a atividade do Comando Vermelho.
Entre os feridos está um casal, identificado como Rodrigo Pinheiro de Carvalho Júnior, de 25 anos, e Liliane Brandão Rocha, 21, baleados na virilha e na cabeça, respectivamente. A jovem está internada e seu estado de saúde é considerado grave. Segundo a SMS, Rodrigo tem quadro estável. Os dois saíam de um baile funk na comunidade quando foram atingidos. De acordo com a PM, eles estavam em um local distante da região da operação.
Outras sete pessoas baleadas na comunidade deram entrada no Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra, na Zona Oeste. Segundo a SMS, três morreram e quatro têm quadro de saúde estável. Entre os mortos estão dois suspeitos que tentavam fugir dos policiais. Eles foram atingidos durante troca de tiros na Estrada do Gabinal, próximo à garagem da empresa de ônibus Redentor, em Jacarepaguá. Imagens que circulam nas redes sociais mostram os dois homens caídos no chão.
A PM informou que prendeu 12 criminosos na ação na Cidade de Deus. Destes, seis ficaram feridos durante confronto. O grupo foi socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra. Outras três pessoas também ficaram feridas.
Com os presos, os policiais apreenderam sete fuzis, duas granadas e drogas. Ao todo, foram removidas cerca de 11 toneladas de barricadas em 13 vias da comunidade. As ocorrências foram apresentadas na 32ª DP (Taquara). 
Os agentes do 18°BPM (Jacarepaguá), com apoio de equipes do 2º Comando de Policiamento de Área (CPA), atuaram na região com objetivo de, segundo a PM, "atingir diretamente a facção criminosa responsável pela maioria das disputas territoriais no espaço urbano do Rio", que é o Comando Vermelho. Os policiais também combateram o roubo de veículos.
Procurada pelo DIA, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a Clínica da Família Lourival Francisco de Oliveira e o Centro Municipal de Saúde Hamilton Land suspenderam o início do funcionamento e avaliam a possibilidade da abertura. Já a Clínica da Família José Neves mantém o atendimento à população, mas as atividades externas, como as visitas domiciliares estão suspensas. A Secretaria Municipal de Educação disse que a operação afetou 11 unidades escolares.
Outras operações
Além da Cidade de Deus, a PM também atuou no Morro do Urubu, em Pilares, nas comunidades do Quitungo, Guaporé e da Tinta e no Complexo da Pedreira. Todas ficam na Zona Norte da capital. Nestas operações, a corporação informou que o objetivo era combater e coibir o roubo de veículos.

Na Pedreira, equipes do 41° BPM (Colégio) prenderam dois criminosos e apreenderam dois fuzis, um rádio comunicador e drogas. As ocorrências foram registradas na 39ª DP (Pavuna).
Já em Resende, no Sul Fluminense, equipes do 37º BPM (Resende) realizaram uma ação no bairro Itapuca para verificar um ponto de concentração do crime organizado. Após análises de inteligência, os policiais localizaram uma residência e encontraram dois cães em situação de maus-tratos e cinco gaiolas contendo pássaros silvestres. Foram apreendidos no local um fuzil, três carregadores de fuzil, dois carregadores de pistola, munições, 22 unidades de maconha, duas unidades de cocaína, três balanças de precisão, uma capa de colete balístico, um soco inglês e material para embalo de entorpecentes. A ocorrência foi apresentada na 89ª DP (Resende).