Ataque a tiros na noite de ontem na Praça Barão de Drumond, em Vila Isabel, nesta segunda-feira (19).Reginaldo Pimenta/Agência O Dia

Rio – O governador Claudio Castro (PL) usou a rede social X (antigo Twitter)  para afirmar que um dos mortos no ataque a tiros na noite de domingo (18), na Praça Barão de Drummond, em Vila Isabel, Zona Norte, era um dos chefes do tráfico de drogas no Morro dos Macacos. O chefe do Executivo estadual não citou nomes, mas de acordo com informações iniciais, a vítima seria Pedro Henrique Barbosa da Conceição, de 18 anos, conhecido como 'Marreco'.
Em outra postagem, o governador escreveu: "Nossa inteligência já sabe que o crime ocorreu por causa da disputa entre facções criminosas rivais". Uma das hipóteses é de que o atentado tenha sido desdobramento de uma disputa entre criminosos do Terceiro Comando Puro e do Comando Vermelho, e que Marreco seria o alvo dos atiradores. Não há confirmação se algum dos outros atingidos também tem relação com o crime organizado.
A Polícia Civil informou apenas que a Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) assumiu o caso; que a perícia foi realizada no local. Ainda segundo a corporação, os mortos são: Gabriel Pereira Candido, de 24 anos; Pedro Henrique Pereira dos Santos, de 18 anos; Pedro Henrique Barbosa da Conceição, o 'Marreco'; e o adolescente T.M.L., de 17 anos.
De acordo com a Polícia Militar, dois baleados morreram ainda no local, enquanto uma terceira pessoa deu entrada no Hospital Universitário Pedro Ernesto, onde também não resistiu. Já as outras quatro foram socorridas e encaminhadas ao Hospital Federal do Andaraí (HFA), mas uma delas morreu na unidade.
Também foram levados para a unidade de Andaraí, Wallace de Oliveira Cláudio, de 35 anos, e Daniel Carvalho de Souza, 33, além de Juan Victor Pereira. De acordo com a direção do HFA, os dois primeiros permanecem internados em estado grave, e o terceiro já recebeu alta hospitalar.
Dia seguinte
Nesta segunda, conforme nota da Secretaria Municipal de Educação, nove unidades escolares da região de Vila Isabel foram impactadas pelo tiroteio. Já a Secretaria de Saúde divulgou que o Centro Municipal de Saúde Maria Augusta Estrella e a Clínica da Família Recanto do Trovador acionaram o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de profissionais e usuários, suspenderam o funcionamento durante todo o dia. Já a Clínica da Família Edney Canazaro de Oliveira seguiu com o atendimento à população, mas as atividades externas nos arredores, como visitas domiciliares, foram canceladas.
Na parte da tarde, com policiamento reforçado na região, equipes do 6º BPM (Tijuca) prenderam um homem na Avenida Boulevard 28 de Setembro enquanto ele obrigava comerciantes a fecharem seus estabelecimentos a fim de atender a uma ordem do crime organizado do Morro dos Macacos. Ele foi conduzido para a 20ª DP Vila Isabel).
Familiares das vítimas estiveram no Instituto Médico Legal (IML) pela manhã e destacaram as cenas de terror em meio ao tiroteio: "Os traficantes são todos integrantes do Comando Vermelho (CV), ex-bandidos do Morro dos Macacos. Eles chegaram atirando, estava tendo um pagode, já tinha um menino sentado e saiu outro da moto atirando em todo mundo, em inocentes. Eles deram tiro em um menino que estava com a filha no colo. É uma impunidade sem tamanho, a polícia saiu e aconteceu tudo isso", relatou um parente, que preferiu não ser identificado.