Caderno Regional - Zona Oeste - Praia da Barra, Avenida Lucio Costa. Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Rio - A Prefeitura do Rio decidiu reduzir a velocidade máxima permitida na Avenida Lúcio Costa, na orla da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste. Dentro de 90 dias, veículos não poderão passar pela via acima de 60 km/h – o limite atual é de 70 km/h.
A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) informou que o prazo é necessário para a implementação das adequações necessárias de estrutura e sinalização. Uma das novidades serão os chamados speed tables – uma espécie de faixa elevada que se assemelha a quebra-molas – que serão colocados ao longo da via.
A pasta ressaltou ainda que, a partir de estudos elaboradas em conjunto com a CET-Rio, foram observadas opções para tornar a via mais segura para motoristas, ciclistas e pedestres. Os primeiros trechos a receberem as intervenções – cerca de 20 speed tables, inicialmente – serão a orla na Barra, entre os postos 3 e 8, e no Recreio, entre o fim da Praia da reserva e o Pontal.
“Vamos começar pelas áreas mais movimentadas, com mais fluxo de pedestre e de tráfego. A criação dos speed table é tão, ou mais importante, que a redução de velocidade porque garante a redução nos pontos de travessia”, acrescentou Maína Celidônio, secretária municipal de Transportes.
A iniciativa acontece após acidentes na Avenida Lucio Costa nos últimos anos. Dentre os que ficaram mais conhecidos, estão o do modelo Bruno Krupp, que atropelou e matou um adolescente; e o do fisioterapeuta Fábio Toshiro, morto depois de ser atingido por um automóvel. Houve ainda o episódio com o ator Kayky Brito, que sobreviveu após um atropelamento. Mas nesse caso, o motorista não estava acima do limite.