Rio - Seis ladrões de cargas da comunidade Kelson e do Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio, foram presos, nesta quinta-feira (12), durante a Operação Torniquete, da Polícia Civil. Policiais da 60ª DP (Campos Elíseos), após trocas de informações de inteligência e cerco operacional com policiais do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE), prenderam os criminosos que participaram de um roubo de carga em um depósito às margens da comunidade Kelson.
fotogaleria
O grupo integra o Comando Vermelho (CV), uma das maiores facções criminosas do estado do Rio. Entre os presos estão: Claudinei Arruda Magalhães (passagem por crime eleitoral), Luiz Felipe Dornelles Henriques (passagem por receptação e roubo), Marcos Teixeira de Lima (passagens por furto, tráfico de drogas, roubo e porte de arma de uso restrito. Contra ele também constava um mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas), Matheus dos Santos, Ryan Barbosa Sampaio e William Weber de Freitas (passagens por roubo, porte de arma e violência doméstica).
De acordo com a Polícia Civil, 20 homens participaram do roubo, sendo sete portando fuzis. O bando ficou no local do crime por cerca de duas horas, no entanto, após a chegada das polícias Civil e Militar, eles conseguiram fugir.
Os roubadores que estavam armados fugiram para o interior da comunidade Kelson. Já os demais criminosos foram localizados e presos na Avenida Brasil, após exigirem que um motorista de aplicativo os tirassem do local. Ainda segundo a Polícia Civil, um homem que cumpria a função de 'batetor', ou seja, homem de confiança dos criminosos que observa a movimentação do local do crime, também foi preso.
A carga roubada de hoverboards, avaliada em R$ 5 milhões, foi recuperada parcialmente. Conforme apurado pela Civil, os mandantes do crime foram Joab da Conceição Silva, o Girafa, e Dalton Luiz Vieira Santana, o DT ou Dalton.
A investigação continua para identificar os demais criminosos envolvidos no roubo.
Segunda fase da Operação Torniquete
A Polícia Civil e a Polícia Militar deram início, nesta quarta-feira (11), à segunda fase da Operação Torniquete, contra roubos de cargas e veículos. De acordo com a Civil, as ações integradas serão realizadas com base em investigações das Delegacias de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) e Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), informações de inteligência e dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). O objetivo é reduzir os indicadores estratégicos de criminalidade. A operação tem apoio da Secretaria de Segurança Pública (Sesp).
Ainda segundo a Polícia Civil, na primeira fase, entre novembro de 2022 e setembro de 2023, houve queda nos índices. Em julho do ano passado, foram registrados 127 roubos de cargas e 1.134 roubos de veículos na Região Metropolitana, os menores números desde janeiro de 2019.
A Operação Torniquete é coordenada pela Subsecretaria de Planejamento e Integração Operacional (SSPIO), por meio da DRFA e DRFC. Também participam outras unidades do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) e delegacias distritais, além da PM.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.