Matéria Salva!

Agora você pode ler esta notícia off-line

Matéria removida da seção links salvos

Veja fotos do histórico Manto Tupinambá que ficará exposto no Museu Nacional

Peça tem quase 400 anos e é considerada uma entidade sagrada pelos indígenas

Rio - Uma cerimônia na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na Zona Norte, marcou o retorno do Manto Tupinambá ao Brasil, nesta quinta-feira (13). O presidente Lula e a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, participaram da solenidade, bem como lideranças do povo Tupinambá. Desde que voltou ao país, a peça está em uma sala da Biblioteca Central do Museu Nacional, preparada para garantir sua preservação. Em 2026, o objeto sagrado será destaque na reabertura das exposições do Museu Nacional. 
O Manto Tupinambá tem quase 400 anos e estava fora do país desde o meio do século XVII, depois que teria sido levado à Europa por holandeses, por volta do ano de 1644. A peça ficou no Museu Nacional da Dinamarca por 335 anos. O objeto tem cerca de 1,20 metro de altura, por 80 centímetros de largura. Considerado uma entidade sagrada pelos Tupinambá, é confeccionado (em sua maioria) com penas de guarás, mas também com plumas de papagaios, araras-azuis e amarelas.
No dia 2 de setembro, o incêndio que atingiu o Museu Nacional e destruiu boa parte do acervo da instituição completou seis anos. Em 2022, a fachada do prédio histórico e o jardim da frente foram reinaugurados, após a recuperação. A expectativa é de que as obras sejam totalmente finalizadas e o espaço reaberto à visitação pública até 2026. 
 
 

Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.

[an error occurred while processing the directive]