Técnico instalou o novo relógio na Escola Municipal Afonso Turney nesta sexta (27)Divulgação / 3ªCRE

Rio - A Escola Municipal Afonso Taunay, no Méier, Zona Norte, ficou sem luz após ter os relógios e cabos de energia furtados na terça-feira (24). Os alunos estão sem aulas presenciais desde então e uma equipe da Light esteve na unidade na manhã desta sexta (27) para instalar o novo relógio.
A Secretaria Municipal de Educação (SME), responsável pela escola, informou que "agiu de forma imediata" após ser notificada do furto, acionando a concessionária de energia e registrando o caso na 26ª DP (Todos os Santos). "A obra para reposição do relógio já foi concluída pelos técnicos da companhia", ressaltou a SME, em nota. No entanto, como as equipes estão testando o funcionamento do novo dispositivo, as aulas ainda seguem acontecendo remotamente.
Procurada, a Polícia Civil solicitou que o denunciante compareça à delegacia e apresente mais informações sobre os fatos.


Questionada se recebeu denúncias sobre o crime, a PM reafirmou que está empenhada no combate aos furtos de fios e cabos de todos os tipos, realizando "ações recorrentes em regiões de mancha criminal". Segundo a corporação, neste ano, mais de 15 toneladas de cabos e fios já foram apreendidas.

Também houve falta de energia na Escola Municipal Itália, em Rocha Miranda, Zona Norte, por conta de uma falha na rede elétrica da unidade. A Light informou que detectou o problema durante uma vistoria na terça.

"Os técnicos da Light retornaram quatro vezes ao local, entre terça e quinta (26), para energizar a unidade, o que não foi possível pois os responsáveis ainda não haviam feito o reparo na área interna", disse a empresa. O serviço foi normalizado somente na noite de quinta, e os alunos ficaram dois dias sem aulas.

A SME ressaltou que, nesta sexta, as atividades presenciais no Itália foram retomadas.