Arrastões na Avenida Venceslau Brás, em Botafogo, acontecem à luz do diaReprodução / Redes Sociais
Vídeo: pedestres sofrem com arrastões em túnel que liga Botafogo a Copacabana
Grupos realizam constantes assaltos nas imediações do Túnel Novo e espalham medo pela região
Rio - A violência em Botafogo, Zona Sul, continua preocupando moradores da região. Pedestres e motoristas que precisam passar pelo Túnel Novo, que liga o bairro a Copacabana, estão assustados com os constantes arrastões no local.
De acordo com relatos, grupos de jovens se reúnem para assaltar quem passa pelo local. Os crimes, muitas vezes, acontecem à luz do dia. Um vídeo que circula nas redes sociais flagrou um corre-corre durante uma tentativa de assalto na Avenida Venceslau Brás, próximo ao Shopping Rio Sul, na quarta-feira (2).
Veja o vídeo:
Em entrevista ao DIA, um morador, que preferiu não se identificar e vive na região há um ano e meio, revelou que muitos desses roubos são feitos por adolescentes. Apesar de não andarem armados, o sentimento de quem passa pelo local é de insegurança.
"As pessoas não ficam tranquilas ao andar por essa região. Se quiser andar tranquilo, tem que evitar transitar com cordão e celular à mostra. Eu, particularmente, evito atravessar o túnel a pé. Se tiver que passar por ele, eu vou de carro de aplicativo ou vou de bicicleta. Eu não me sinto seguro de atravessar esse túnel a pé", disse.
A presidente da Associação de Moradores e Amigos de Botafogo (Amab) Regina Chiaradia, de 68 anos, reforçou que este é um problema que o bairro enfrenta há muito tempo e que os moradores estão apavorados.
"Imagina quem está no shopping, no ponto de ônibus e até passando de carro, o pavor que é. Não são meninos armados, mas é uma sensação assustadora. Imagina o desespero de uma senhora, como eu, dirigindo um carro quando é cercada por cinco ou seis garotos de preto dando socos no vidro. É um horror", comentou.
Segundo comerciantes da região, os arrastões acontecem com mais frequência no verão e em dias ensolarados. Eles relatam, ainda, que a maioria dos crimes é de roubos de celulares. Porém, até bicicleta elétrica já foi levada.
Os constantes roubos assustam os moradores da região há meses. Em julho, em uma rua próxima ao Túnel Novo, um motorista foi assaltado à luz do dia enquanto estava parado em um sinal. Em 2024, o bairro da Zona Sul vem sofrendo com uma onda de violência.
Dados de um levantamento realizado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que roubos e furtos a transeuntes tiveram um aumento significativo de incidências em comparação ao último ano. De janeiro a agosto de 2023, foram 291 roubos e furtos na região. No mesmo período de 2024, já aconteceram 505 casos, número 73,5% maior.
Por meio de nota, a Polícia Militar informou que a região de onde acontece os assaltos é dividida e policiada pelos 19º BPM (Copacabana) e 2º BPM (Botafogo). O local, que é próximo à praia, aos finais de semana conta com o reforço do policiamento da Operação Verão.
Ainda de acordo com a PM, somente em setembro, mais de 70 pessoas foram conduzidas para a delegacia apontadas pelas vítimas como autores de delitos na região.
*Reportagem do estagiário João Pedro Bellizzi, sob supervisão de Thiago Antunes
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.