Vala escura se formou após chuvas fortes em CopacabanaPedro Ivo / Agência O Dia
Vala escura preocupa banhistas na Praia de Copacabana
Inea fará testes de balneabilidade na região e ressalta que o banho de mar não é recomendado após período de chuvas
Rio - Uma vala se formou a partir de uma galeria de águas pluviais na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, na manhã desta quarta-feira (4). A água com coloração escura chegou ao mar e preocupou moradores.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o fluxo intenso entre a galeria e o mar, passando pela faixa de areia na altura da Rua Sousa Lima. A moça que está gravando o vídeo destaca uma mancha escura que se formou por conta do escoamento.
De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o bairro de Copacabana possui dispositivos de extravasamento nas galerias de águas pluviais com objetivo de evitar alagamentos na região. Na manhã desta quarta-feira, o Rio entrou em estágio 2 por conta das intensas chuvas que caíram na cidade, o que pode ter ocasionado a formação da vala.
O Inea ainda informou que fará novas coletas para testar a balneabilidade da Praia de Copacabana. No entanto, ressalta que o banho de mar não é recomendado após períodos de chuva.
Procurada, a Fundação Rio-Águas reforçou que, na altura da Rua Sousa Lima, há uma saída de galeria de drenagem que pode desaguar para a paria durante fortes chuvas, quando excede sua capacidade.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.