Rio - Uma forte chuva atingiu a cidade do Rio na tarde desta segunda-feira (16) causando a formação de inúmeros bolsões d'água. Na Zona Oeste, houve registro de granizo. O município entrou no Estágio 2 devido ao índice de chuva moderada em pelo menos duas estações.
Segundo o Alerta Rio, entre 15h45 e 16h, houve registro de chuva forte nas estações do Alto da Boa Vista (12,2 mm), e na Tijuca/Muda (6,6 mm), na Zona Norte, na Barra/Barrinha (10,0 mm), no Recreio dos Bandeirantes (9,2 mm) e na Barra/Riocentro (6,4 mm).
No Recreio e na Barra, internautas registraram chuva de granizo.
Veja o vídeo:
Chuva de granizo atinge bairros na Zona Oeste do Rio nesta segunda-feira
Ainda de acordo com o Sistema Alerta Rio, núcleos de chuva moderada a forte atuam em pontos da Zona Oeste e avançam em direção ao Maciço da Tijuca e Zona Sul.
Em Bangu, moradores relataram falta de energia elétrica após a queda de árvores na região: duas na Rua Agrícola e uma na Avenida Brasil, nas proximidades do Mercado Assaí. Ainda em Bangu, outra árvore caiu na Rua Sabogi, na altura da Rua Falcão Padilha. Também na Zona Oeste, uma outra árvore caiu na Avenida Brasil, na altura da Estrada do Quafa, em Santíssimo.
Houve outra queda na Avenida Francisco Bicalho, na altura do Detran, no sentido Centro, e outra na Rua Silvio Romero, na Lapa, que atingiu dois carros. Não houve registro de feridos. Além destas, houve mais uma queda Rua Ana Leonídia, na altura da Rua Adolfo Bergamini, em Engenho de Dentro, na Zona Norte, e na Rua Luísa Barata, na altura da Rua Miranda Varejão, em Realengo, na Zona Oeste.
Por meio de nota, a Light informou que foi acionada para atuar na Rua Agrícola, em Bangu, após a queda de galhos de árvore na fiação da concessionária. Ainda segundo a companhia, as equipes de emergência foram ao local para prestar apoio aos órgãos públicos.
fotogaleria
Em Botafogo, na Zona Sul, a Rua Visconde de Silva ficou alagada. Há bolsão d’água na Avenida Epitácio Pessoa, na altura da Rua Maria Angélica, na Lagoa.
Já na Rocinha, ruas ficaram alagadas e arrastaram motos que estavam estacionadas. No Complexo do Alemão, Zona Norte, o vento forte arrancou o telhado de um restaurante.
A previsão de chuva moderada a forte segue para as próximas horas com possibilidade de queda de granizo, acompanhadas de raios e rajadas de vento
De acordo com Thiago Souza, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET/RJ), o calor intenso registrado nos últimos dias aumenta o risco desse fenômeno ocorrer. “O calor fornece a energia necessária para formar nuvens de tempestade grandes e com fortes correntes de ar. Já o vapor de água, que vem do solo aquecido e de áreas úmidas, é a matéria-prima para formar as gotículas e o gelo que se transformam no granizo. Ou seja, quanto mais quente e úmido o dia, maior a chance de tempestades”, conclui o especialista.
A máxima de hoje foi de 35,8°C na cidade, registrada no Forte de Copacabana, na Zona Sul.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.