Incêndio destrói parte de galpão de escolas de samba em Niterói, nesta sexta-feira (27)Reprodução/Redes sociais

Rio - Um incêndio destruiu parte do galpão compartilhado por duas escolas de samba de Niterói, na Avenida Marquês de Paraná, no Centro da cidade, no início da manhã desta sexta-feira (27). A Experimenta da Ilha da Conceição e a Magnólia Brasil perderam equipamentos e materiais que seriam utilizados no desfile do Carnaval Niterói 2025. Confira a dimensão da destruição nos vídeos abaixo:
Equipes do Corpo de Bombeiros de Niterói foram acionados e controlaram as chamas por volta das 6h. Não houve registro de feridos. O galpão passará por perícia para identificar a causa do incêndio.
Conforme apurado, a Experimenta da Ilha perdeu um carro alegórico no incêndio. A escola conquistou o seu primeiro título neste ano e se tornou a grande campeã do Grupo A no Carnaval Niterói 2024. Já a Magnólia Brasil foi a vice-campeã. Ambas desfilam no "sambódromo de Niterói", no Caminho Niemeyer, no dia 22 de fevereiro de 2025.
Ao DIA, o presidente da Experimenta da Ilha da Conceição, Rodinei Pinto, disse que uma equipe de eletricistas esteve no local e constatou indícios de vandalismo na fiação. "A primeira suspeita era algum problema na caixa de alta tensão, já que tem muitos bichos no galpão, mas os eletricistas estiveram no local e viram que tentaram puxar um fio. Aqui nos arredores é reduto de muitos viciados de drogas...", disse Rodnei. 
Em nota conjunta, as duas agremiações também explicaram a causa preliminar do incidente. Em nota, as escolas informaram que foi um curto-circuito causado por furto de cabos de energia, o que ocasionou o incêndio nas instalações elétricas. "A área, infelizmente, tem sido alvo de constantes furtos, especialmente devido à presença de moradores em situação de rua e dependentes químicos nas imediações", reforçou o comunicado. 
De acordo com as escolas, este é o segundo incidente relacionado ao furto de fiação nas últimas semanas. No mês passado, o galpão passou por reforma em toda a instalação elétrica após o roubo de fiação. "Hoje, mais uma vez, fomos surpreendidos com um furto que, lamentavelmente, resultou neste princípio de incêndio. Embora tenhamos sofrido a perda de materiais e maquinário importantes para o andamento de nossos trabalhos, nossa paixão pelo samba e pelo carnaval nos impulsiona a superar mais este obstáculo", diz a nota.
A Polícia Civil ainda não informou qual delegacia vai investigar o incêndio.