Motocicletas foram apreendidas em operação contra roubo de cargas e veículos no Complexo da MaréArmando Paiva/Agência O Dia

Rio - A Polícia Militar apreendeu 12 motocicletas e quatro carros em uma operação contra criminosos envolvidos em roubos de carga e veículos, no Complexo da Maré, na Zona Norte. Desde a manhã de sexta-feira (10), equipes atuam nas comunidades da Nova Holanda e Parque União, além de na Vila Joaniza, na Ilha do Governador, na mesma região.


De acordo com a PM, a ação também pretende localizar pontos de desmanches irregulares e conta com cinco veículos blindados, dois drones e dois helicópteros, equipamentos para remoção de barricadas das vias, operados pelo Núcleo de Apoio às Operações Especiais (NAOE), e uma ambulância blindada do Grupamento Especializado de Salvamento e Ações de Resgate (Gesar).
Segundo a PM, equipes de buscas do 22º BPM (Maré) da Divisão de Operações da Subsecretaria de Inteligência (SSI), foram informados sobre uma central de desmanche e clonagem de veículos na comunidade e seguiram para a Rua Principal, onde encontraram motocicletas roubadas, todo maquinário usado para o corte das peças e remarcação dos chassis, além de diversas peças de motos de alta cilindrada. Até o momento, 12 motocicletas e quatro carros foram recuperados.
Também na ação, as equipes localizaram um laboratório de plantio de maconha, apreenderam dez pés de maconha, R$ 710 e prenderam um suspeito. Ainda foram apreendidos drogas, material para endolação, como frascos para "lança perfume", 37 baterias de radiotransmissores, cinco balanças de precisão. O material ilícito foi encaminhado para a 21ª DP (Bonsucesso).
Informações de inteligência e dados levantados em parceria com a Polícia Civil indicam que os criminosos alvos da operação são responsáveis por diversos roubos de cargas e veículos na região, além de abrigarem desmanches irregulares de automóveis. A estrutura dos bandidos é financiada pela venda de drogas. 
Por conta da operação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a Clínica da Família Jeremias Moraes acionou o protocolo de acesso mais seguro e interrompeu o funcionamento. Já a CF Diniz Batista mantém o atendimento à população, mas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas.
A ação do Comando de Operações Especiais (COE) acontece por meio dos Batalhões de Operação Policiais Especiais (Bope), de Polícia de Choque (BPChq), de Ações com Cães (BAC), Tático de Motociclistas (BTM), de Policiamento em Vias Expressas (BPVE), além do Grupamento Aeromóvel (GAM), Rondas Especiais e Controle de Multidões (Recom) e do 22º BPM (Maré).