Vacina contra dengue está disponível atualmente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anosArquivo/CCS PMBM

Rio - O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, confirmou, nesta terça-feira (28), que a cidade irá ampliar a faixa etária de vacinação contra a dengue para adolescentes de até 16 anos. O grupo começará a receber as doses já na próxima segunda-feira (2). 
A ampliação do grupo deve reduzir o estoque do município, que tem cerca de 100 mil doses. Segundo Soranz, os imunizantes se acumularam por conta do não comparecimento de crianças e adolescentes com idades de 10 a 14 anos para a aplicação da segunda dose.
O esquema prevê um intervalo de três meses após a primeira vacina, no público alvo. Agora, para esse público, a dose para completar a imunização só estará garantida até a próxima sexta-feira (31).
"A gente já está esperando há mais de seis meses que os pais tragam seus filhos para se vacinarem com a segunda dose. Esse público-alvo já poderia ter se vacinado há mais de um ano. Então, quem não se vacinar até 31 de janeiro, a gente vai abrir essa vacinação para outra faixa etária, que quer muito se vacinar. Vacina parada, vacina em estoque é perder oportunidade de proteger nossa população e a gente não quer que isso aconteça", disse Soranz.
Primeira vítima
A cidade do Rio registrou a primeira morte por dengue em 2025, nesta segunda-feira (27). A vítima é um homem de 28 anos, morador de Campo Grande, na Zona Oeste. De acordo com o Observatório Epidemiológico do município (EpiRio), há 756 casos de dengue confirmados neste ano.
O primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) do ano visitou 100 mil domicílios e identificou focos com larva e ovo do Aedes aegypti em 0,74% desse total. A maioria desses pontos estava em depósitos de móveis, vasos de plantas e lixo, além de calhas e caixas de passagem fluviais.