Ação da PF tem como objetivo combater uma estruturada organização criminosaDivulgação/Arquivo

Rio - A Polícia Federal realiza, na manhã desta quarta-feira (29), uma operação para combater uma estruturada organização criminosa, voltada para a prática de crimes financeiros e lavagem de dinheiro. Na ação, agentes cumprem oito mandados de busca e apreensão na Barra da Tijuca e Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, em Búzios, na Região dos Lagos, além de Uberaba, em Minas Gerais e São José dos Campos, em São Paulo.
No decorrer das investigações, a Justiça determinou o bloqueio de R$ 300 milhões em bens que pertencem ao grupo investigado. Nesse contexto, diversos imóveis foram sequestrados, incluindo uma mansão localizada na Barra da Tijuca, em que valor supera os R$ 100 milhões.
A operação é desdobramento da prisão em flagrante de uma mulher por posse ilegal de arma de fogo, ocorrida em maio de 2024 também na Barra.
Os investigados poderão responder pelos seguintes crimes: organização criminosa; lavagem de dinheiro; evasão de divisas; emitir valores imobiliários sem registro, laudo ou autorização; gestão fraudulenta; e operar instituição financeira sem autorização. Se somadas, as penas máximas superam os 50 anos de reclusão.