Secretário da Polícia Civil, Felipe Curi durante coletiva na Cidade da PolíciaArmando/Agência O DIA
Investigações da Polícia Civil mostram que as comunidades do Complexo do Alemão e Complexo da Maré, na Zona Norte, e Vila Aliança, na Zona Oeste, são os principais destinos dos carros furtados por criminosos.
No Complexo do Alemão e em parte do Complexo da Maré, a facção dominante é o Comando Vermelho (CV), que chegou a movimentar cerca de R$ 20 milhões com roubos de carros, incluindo venda de peças, desmanche e revenda de automóveis, no ano passado. Segundo investigações da Polícia Civil, o CV utiliza este dinheiro para investir em drogas e armas.
Já na Vila Aliança e na outra parte do Complexo da Maré, quem dá as cartas é o Terceiro Comando Puro (TCP). Por lá, o roubo de carros é associado ao de cargas. Os veículos furtados muitas vezes são modificados para exercer outros delitos.
Na Maré, o Comando Vermelho exerce o domínio sobre as favelas Nova Holanda, Parque Maré, Parque Rubens Vaz e Parque União. O Terceiro Comando Puro atua no Morro do Timbau, Baixa do Sapateiro, Salsa e Merengue, Nova Maré, Conjunto Bento Ribeiro Dantas, Conjunto Esperança, Vila do João, Vila dos Pinheiros e Conjunto Pinheiros.
Na Baixada Fluminense, o principal destino dos veículos roubados é o município de Belford Roxo, onde muitas vezes os carros são desmanchados, modificados e revendidos. Por lá, o Comando Vermelho e o Terceiro Comando Puro também dividem o território, que também conta com alguns pontos de domínio da milícia.
"A Polícia Civil está atacando e isso está incomodando bastante as facções criminosas. E por isso nós vemos essa afronta, essa onda, esse ataque de roubos de veículos e de cargas deliberada e liderada pela alta cúpula da facção Comando Vermelho. Então há uma série de ações e investigações onde a gente vai quebrar na solda essa facção. A gente vai atingir em cheio o fluxo financeiro desta organização criminosa. Vamos atingir em cheio todos aqueles que estão em torno dessas lideranças e as próprias lideranças", afirmou Curi.
"De todos esses roubos que foram praticados nesses últimos dias, a Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), já está fazendo um levantamento e nós vamos indiciar toda a cúpula do Comando Vermelho por todos esses roubos. Nós vamos combater a cúpula do Comando Vermelho que está em liberdade e principalmente a que está no interior das prisões, seja aqui no Rio de Janeiro, ou em presídios federais. A inteligência da Polícia Civil identificou um movimento coordenado, orquestrado determinado por essa facção para tentar descredibilizar as ações da Polícia Militar no combate ao roubo de veículos. A população pode ter certeza que as ações da Polícia Civil e da Polícia Militar são para diminuir esses crimes", completou o secretário.
Diante disso, a Polícia Militar tem intensificado suas ações por meio de operações de abordagens em diversos pontos da cidade para coibir esse tipo de crime.
Vale destacar que o policiamento nas regiões com maior índice de crimes durante o final de semana foi reforçado. A corporação reafirma que tem como prioridade, além da redução dos índices criminais em todo o território fluminense, o aumento da sensação de segurança da população", disse a Polícia Militar.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.