Cariocas e turistas caminham pela orla de Copacabana e Ipanema, na Zona Sul, nesta quarta-feiraReginaldo Pimenta/Agência O Dia

Rio - A onda de calor que já dura mais de 15 dias e fez a cidade decretar Nível 4 de alerta deve continuar nos próximos dias. Nesta quarta-feira (19), a máxima chegou aos 38,3°C, mas deve ir aos 39°C na quinta e se manter acima dos 36°C até domingo. E, para piorar, sem qualquer expectativa de chuva. 
Segundo o Sistema Alerta Rio, da prefeitura, os termômetros, que registraram ao longo dos últimos dias máximas acima dos 40°C, o tempo teve uma pequena mudança ao longo desta quarta devido a chegada de ventos úmidos do oceano. Com isso, houve um pequeno declínio de 2°C na temperatura, além de uma maior presença de nuvens no céu. 
Ainda nesta quarta, os ventos variam entre fracos e moderados, com uma maior intensidade entre o fim da tarde e início da noite. Contudo, ainda sem qualquer previsão de chuva.  Em Copacabana, na Zona Sul, mesmo com o intenso calor e sol forte, alguns cariocas e turistas se arriscaram a praticar atividade física e caminhar no calçadão no início da tarde.
Nesta quinta-feira (20), a previsão é de ainda mais calor, com mínima de 21°C e a máxima chegando aos 39°C. O céu deve variar de aberto a parcialmente nublado e os ventos estarão moderados.

Na sexta-feira (21), o Sistema Alerta Rio indica temperaturas entre 22°C e 37°C, com céu parcialmente nublado, mas ainda sem previsão de chuva. O mesmo deve acontecer no sábado (22) e no domingo (23), quando as máximas devem ficar em 36°C e 35°C, respectivamente.
Fevereiro mais quente 
A cidade do Rio não tinha um mês de fevereiro tão quente desde o ano de 2003. Em levantamento feito pelo Climatempo, a média das temperaturas registradas ao longo dos primeiros 17 dias no município foi de 36,6 graus. O número é bem superior aos 33°C anotados ao longo dos últimos 21 anos.

Cuidados no calor

A Prefeitura do Rio manteve a cidade no Nível 4 de calor nesta quarta-feira (19). Segundo o COR, o patamar é um dos mais críticos, portanto, a população deve tomar alguns cuidados, como aumentar a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, consumir alimentos leves e evitar a exposição direta ao sol, especialmente das 10h às 16h.

Uma das medidas adotadas pelo município por conta do calor foi a abertura de 76 pontos de resfriamento e hidratação espalhados pela cidade. A lista completa com o endereço dos pontos pode ser encontrada nas redes sociais do COR.