Rio - A manicure Alessandra Silva Castela, de 50 anos, baleada durante operação no Complexo da Penha, na Zona Norte, nesta sexta-feira (21) foi atingida no joelho enquanto buscava iogurte para a filha na cozinha da própria casa. A vítima foi socorrida por policiais militares e chegou ao Hospital Estadual Getúlio Vargas em um veículo blindado da corporação. Apesar do susto, ela recebeu alta pouco antes do fim desta manhã.
fotogaleria
Segundo o marido de Alessandra, o entregador de madeireira Gilberto Malaquias, os dois se arrumavam para o trabalho quando foram surpreendidos pelos disparos. Com uniforme da empresa, ele foi direto a unidade saúde, acompanhado da filha menor de idade.
Ainda na ação, dois agentes ficaram feridos por estilhaços e um terceiro sofreu um princípio de infarto. Devido ao clima de tensão na região, ônibus precisaram alterar o itinerário, clínicas da família foram afetadas e 19 escolas municipais interromperam o funcionamento na região.
Além da Penha, equipes também atuam nas comunidades do Trem, em Vila Kosmos, no Juramento e Juramentinho, em Vicente de Carvalho. Relatos apontam ainda que disparos foram ouvidos no Ipase, em Vila Kosmos, e no Complexo do Lins.
No Hospital Getúlio Vargas, o PM que sofreu infarto foi estabilizado e transferido para outra unidade da corporação. Já os outros dois agentes, feridos no Juramentinho, foram atendidos no Hospital Salgado Filho e já receberam alta.
As ações foram realizadas por agentes do 16° BPM (Olaria), da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), do 41º BPM (Irajá) e do 3ºBPM (Méier). O objetivo era reprimir a movimentação de criminosos da região. Ao todo, dois veículos foram recuperados, drogas foram apreendidas e cerca de 10 toneladas de barricadas foram retiradas.
Impactos
Na região do Complexo da Penha, 15 escolas municipais precisaram interromper o funcionamento. Já na comunidade do Juramento, duas unidades foram impactadas e no Juramentinho mais duas. No momento, a Clínica da Família Felippe Cardoso mantém o atendimento à população nesta sexta-feira (21). Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas.
Já as clínicas da família Augusto Boal, Adib Janete e Ana Maria Conceição dos Santos Correia suspenderam o início do funcionamento e agora avaliam a possibilidade da abertura. Além disso, três linhas de ônibus estão com desvio em seu itinerário. São elas:
621 (Penha x Saens Peña) 622 (Penha x Saens Peña) 679 (Grotão x Méier)
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.