Com eles, uma motocicleta e uma réplica de pistola foram apreendidasDivulgação

Rio - Um assalto a um ônibus da linha 497, que faz o trajeto Penha x Laranjeiras, terminou com dois presos na madrugada desta quarta-feira (26), em Bonsucesso, na Zona Norte.

Segundo a Polícia Militar, equipes do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) e do 22º BPM (Maré) localizaram os criminosos na Rua Dona Isabel logo após o roubo ao coletivo.

Com eles, foram apreendidos uma réplica de pistola e uma motocicleta. Além disso, dois celulares foram recuperados. A ocorrência foi registrada na 21ª DP (Bonsucesso).
Em nota, o Rio Ônibus informou que conhece a importância das autoridades de segurança pública para garantir o direito de ir e vir da população. "É evidente a necessidade dessa atuação constante. A recorrência dos assaltos aos ônibus e a insegurança a qual a população está submetida nas vias públicas não podem ser mera estatística", disse em comunicado.
Outros casos
No dia 13 de março, passageiros e o motorista de um ônibus viveram momentos de terror durante outro assalto na Avenida Brasil, altura de Irajá, na Zona Norte. Segundo testemunhas, os bandidos atiraram duas vezes dentro do coletivo, agrediram e ameaçaram as vítimas e ainda deram uma munição de "presente" ao condutor do veículo.
No dia seguinte, um criminoso foi preso após iniciar um assalto a um outro ônibus também na Avenida Brasil, altura de Benfica, na Zona Norte. De acordo com a Polícia Militar, os agentes receberam informação de que criminosos estariam a bordo da linha 378 (Marechal x Castelo). Em seguida, equipes da UPP Providência e do batalhão de São Cristóvão interceptaram o veículo na Avenida General Justo, no Centro do Rio, onde realizaram a prisão do suspeito.
No mês anterior, em 28 de fevereiro, um veículo de turismo vindo de São Paulo foi roubado na mesma via expressa, na altura de Ramos, Zona Norte. Os passageiros tiveram os pertences levados, e os autores do crime fugiram.
Em 6 de janeiro, um assalto a um ônibus foi registrado por câmeras, por volta das 20h30. O coletivo era da linha 2310, que faz o itinerário Candelária x Bangu. Na ação, três bandidos entraram no veículo na Avenida Brasil, altura de Deodoro.

Dois dias depois, outro caso foi registrado também na Avenida Brasil, na altura da Penha, na Zona Norte, mas pela manhã. Na ocasião, criminosos abordaram o coletivo, roubaram pertences e fizeram ameaças, além de terem atirado dentro do veículo. Uma ocupante precisou ser levada para o hospital.
De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), só em janeiro, 563 roubos em coletivos foram registrados, o que equivale a cerca de 18 casos por dia. O levantamento aponta um aumento de 23% em comparação ao mesmo período de 2024, que teve 456 assaltos. Segundo o relatório, esse é o maior número em quatro anos.