PMs atuam na Rua Barão do Bom Retiro, após o sequestro de 14 ônibus nos últimos diasPedro Teixeira/Agência O Dia

Rio - A Polícia Militar realiza um cerco preventivo no Engenho Novo, Zona Norte do Rio, nesta sexta-feira (28). A ação acontece após dias de tensão na região, com os sequestros de 16 ônibus, nas últimas terça (25) e quinta-feira (27). Nos episódios, os coletivos foram deixados atravessados e sem as chaves nas ruas Barão do Bom Retiro e 24 de Maio
De acordo com a PM, o cerco é feito por equipes do 3º BPM (Méier), com apoio da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) São João, com viaturas distribuídas no entorno da Avenida Marechal Rondon e do Morro do São João. A corporação informou que a medida pretende "reprimir ações de criminosos que tentam instaurar a desordem nas principais vias do bairro". 
Ainda segundo a PM, os ataques ocorrem para tentar desmobilizar uma ocupação de agentes na comunidade, que acontece desde janeiro, para impedir a guerra entre facções rivais dos Morro São João e dos Macacos, contraladas pelo Comando Vermelho e Terceiro Comando Puro, respectivamente. Até o momento, não houve registro de mais ações criminosas na região.
A Polícia Militar disse que a rotina do bairro está normalizada e o policiamento intensificado. Entretanto, os campus Engenho Novo I e Engenho Novo II do Colégio Pedro II voltaram a suspender as atividades nesta sexta-feira. Os alunos das unidades, que fariam avaliações hoje, terão as provas remarcadas para a próxima semana, segundo a direção. 
"Após um conturbado fim de tarde e noite, seguido de uma madrugada ainda tensa, para a segurança de todos e todas, estamos suspendendo as aulas e atividades em todo o dia de hoje (...) A segurança da comunidade escolar está em primeiro lugar!", escreveram as unidades, nas redes sociais. A instituição chegou a paralisar as aulas na quarta-feira (26), também por causa da tensão no bairro, mas havia retomado as atividades ontem. 
As escolas da rede municipal, bem como Clínicas da Família e Centro Municipais de Saúde da região funcionam normalmente nesta sexta-feira. A operação dos ônibus municipais também está normalizada, de acordo com o Rio Ônibus. 
Sequestros de ônibus
Na última terça-feira, criminosos sequestraram nove ônibus na Rua Barão do Bom Retiro e outros dois na Rua 24 de Maio, entre a manhã e a tarde. Por conta da ação dos bandidos, que deixaram os veículos atravessados e sem as chaves nas vias, oito linhas municipais tiveram a operação impactada e precisaram fazer desvios na região. 
Já na final da tarde desta quinta-feira, mais cinco ônibus foram sequestrados durante uma manifestação na Rua Barão do Bom Retiro. O grupo também utilizou caçambas de lixo incendiadas para montar barricadas na via. Na ocasião, oito linhas tiveram a circulação afetada. Segundo o Rio Ônibus, somente em 2025, 40 coletivos foram sequestrados na cidade.