PM reformado Carlos Alberto foi denunciado por tentativa de homicídio duplamente qualificadoReprodução/TV Globo

Rio - O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou, nesta quinta-feira (27), o policial militar reformado Carlos Alberto de Jesus por duas tentativas de homicídio duplamente qualificado. Ele é acusado de atirar contra o influenciador Igor Melo de Carvalho e o mototaxista Thiago Marques Gonçalves no dia 23 de fevereiro. 
A 2ª Promotoria de Investigação Penal Territorial Penha e Irajá também solicitou a prisão preventiva do militar. Além dele, sua mulher, Josilene da Silva Souza, foi denunciada por falso testemunho majorado.
Segundo a denúncia apresentada à Justiça, Carlos Alberto disparou contra Igor e Thiago enquanto os dois passavam de motocicleta pela Rua Irani. O policial acreditava que eles haviam roubado o celular de Josilene. Durante a ação, Igor foi atingido e perdeu o rim direito.
A decisão foi comemorada pela Marina Moura, esposa de Igor. "Isso dá um pouco de esperança para o desfecho ser favorável para a gente. Com certeza é um passo muito importante, porque é isso que a gente quer! A gente quer ver o Carlos Alberto de Jesus preso e que a Josilene também responda pelo crime que cometeu", disse ao DIA.
Ainda conforme a promotoria, após o ataque, Josilene prestou depoimento à polícia afirmando falsamente que uma das vítimas tentou sacar uma arma antes dos disparos, o que levou à prisão de Igor e Thiago. Posteriormente, ela apresentou versões contraditórias dos fatos. Diante das inconsistências, o MP arquivou, em 8 de março, a acusação contra os dois.
Nesta semana, a Polícia Civil concluiu o inquérito e indiciou Carlos Alberto. "O policial militar atentou contra a vida de Igor e Thiago, colocando em perigo também a vida de outras pessoas, já que atirou em via pública. E impossibilitou a defesa dos dois, já que um perguntou ao outro se um deles tinha feito algo ao policial", disse o delegado Leandro Gontijo, titular da 22ª DP (Penha), que assumiu o caso. 
O caso
Na noite de 23 de fevereiro, Igor, de 32 anos, deixou a casa de samba onde trabalhava com garçom, na Penha, Zona Norte, e subiu na garupa de Thiago, mototaxista que ele havia solicitado por aplicativo.
Em determinado momento da viagem de volta para casa, o influenciador, que mantém um perfil dedicado ao Botafogo no Twitter, foi atingido nas costas por Carlos Alberto após a mulher apontar injustamente os dois como autores de um assalto que ela tinha acabado de sofrer.
Igor ficou internado sob custódia no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, enquanto Thiago foi detido em flagrante por roubo e conduzido à 21ª DP (Bonsucesso). Somente na terça (25), a Justiça do Rio mandou soltar os dois. Em 10 de março, a Justiça acolheu o pedido do Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ) para arquivar as acusações contra os dois, que se mostraram falsas com a investigação policial.
Em processo de retomada da rotina após o ocorrido, Igor anunciou, ainda no início de março, a retomada da produção de conteúdo para o Informe Botafogo, o perfil na rede social X administrado por ele e dedicado ao noticiário do Glorioso, clube do qual é torcedor.
Um dia depois, o ex-jogador e apresentador Neto convidou Igor, que tem o sonho de ser jornalista esportivo, para ser correspondente da 'Rádio Craque Neto' no Rio de Janeiro.