Cidade do Rio se prepara para receber Cúpula dos Brics Fabio Motta/Prefeitura do Rio

Rio - A Cúpula do Brics vai trazer ao Rio as lideranças de países do Sul Global e mudança na rotina dos cariocas. O município decretou ponto facultativo nesta sexta-feira (4) e feriado na próxima segunda-feira (7), quando ocorre a última reunião, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo, Zona Sul. Na ocasião, escolas municipais e repartições públicas da cidade não vão funcionar, mas outros serviços prestarão atendimento normalmente. 
A medida que estabeleceu o ponto facultativo e feriado pretende diminuir a circulação de veículos e pessoas na cidade durante a reunião. De acordo com o decreto, funcionarão regularmente comércios, bares, restaurantes, padarias, hotéis, shoppings e pontos turísticos, além de estabelecimentos culturais, empresas de mídia, indústrias em Áreas de Planejamentos (AP's) 3, 4 e 5 e serviços essenciais. Atividades por trabalho remoto continuam permitidas.
As unidades 24 horas da rede municipal de saúde, como UPAs, hospitais, centros de emergência regional (CERs) e centros de atenção psicossocial (CAPS) tipo III vão funcionar ininterruptamente durante o ponto facultativo e o feriado. Já o Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, funcionará das 8h às 22h, e o Super Centro Carioca de Vacinação unidade ParkShopping Campo Grande acompanhará o horário do centro comercial.
O Super Centro Carioca de Saúde (SCCS), em Benfica, também não terá mudanças e abre na sexta-feira, das 7h às 20h; no sábado, das 8h às 20h; e na segunda, das 7h às 20h. As unidades de Atenção Primária, como os centros municipais de saúde, clínicas da família, centros de atenção psicossocial, policlínicas e centros municipais de reabilitação terão funcionamento normal, abrindo na sexta e no fim de semana e fechando no domingo. Para saber o horário de funcionamento, acesse o portal Onde Ser Atendido.
O Governo do Estado também decretou ponto facultativo nas repartições públicas estaduais no dia 4 de julho e suspendeu o expediente no dia 7. As unidades escolares e repartições da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) do município não funcionarão. Já os hospitais e UPAs da Secretaria de Estado de Saúde (SES) vão continuar atendendo normalmente, 24 horas. Além disso, o serviço Samu 192 da cidade do Rio, operado pela SES, permanece em funcionamento 24 horas por dia, sem interrupção. 
O salão de doadores do Hemorio, na Rua Frei Caneca, no Centro, também seguirá aberto, das 7h às 18h. O Rio Imagem do Centro funciona de sexta a segunda, exclusivamente para exames de ressonância magnética, tomografia computadorizada, raios-x e mamografia. A unidade RioFarmes, na Praça XI, abre normalmente no dia 4 de julho, mas fica fechada no dia 7. Por fim, o Ambulatório Médico de Especialidades Susana Naspolini (AME), em Ipanema, não funciona nos dias 4 e 7. 

Serviços
Nos dias 4 e 7, todas as unidades do Restaurante do Povo vão funcionar normalmente. A Secretaria de Defesa do Consumir e o Procon mantêm o atendimento no período por telefone, no Canal Fala Consumidor (21) 99336-4848 ou 0800-2020143 e Disque 151, no WhatsApp (21) 98104-5445. O funcionamento das agências dos Correios na cidade vai ocorrer normalmente, uma vez que serviços postais estão enquadrados como atividades essenciais.
Os postos Sine da Secretaria de Trabalho e Renda estarão fechados no período. As unidades de atendimento e o teleatendimento do Detran na cidade não funcionarão nos dias 4 e 7 de julho. Nos demais municípios, o funcionamento será normal. Os postos de identificação civil, que funcionam aos sábados, não abrirão no dia 5 na capital. Na segunda, em função do feriado, os exames práticos não acontecerão no município. Já a unidade de Bangu do Poupa Tempo RJ estará fechada nos dias 4 e 7 de julho.
Os bancos não abrem presencialmente ao público nos feriados oficiais, como na segunda-feira. As compensações bancárias, incluindo a TED, também não são efetivadas nos feriados, somente o PIX. Boletos de cobrança e contas de água, energia, telefone, entre outros, com vencimento no feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte. No caso dos tributos e impostos, caso vençam nos dias em que não há compensação bancária, o pagamento deve ser antecipado, para evitar juros e multa. Nas datas consideradas ponto facultativo, no caso da sexta, o atendimento segue normalmente. 
Na sexta e sábado, todos os postos e superpostos do cartão Jaé vão funcionar em horário normal, das 7h até as 19h. Já na segunda-feira, os superpostos funcionarão no horário normal, mas os demais postos abrirão de 9h às 12h, e as lojas Centro 1 (CASS - Sede da Prefeitura), na Rua Ulysses Guimarães, na Cidade Nova, e Taquara, na Avenida Nelson Cardoso, estarão fechadas. Os endereços das unidades podem ser conferidos no site do Jaé
Com relação ao atendimento presencial, as Auditorias Fiscais Regionais, os Postos Fiscais de Atendimento e a Divisão de Atendimento ao Contribuinte localizada na sede funcionam até esta quinta-feira (3) e retornam na terça (8). Já os Postos de Controle Fiscal (Barreiras Fiscais), que ficam nas divisas do estado, funcionam 24 horas, inclusive nos feriados.
Transportes
Nos dias 4 e 7, o metrô funcionará das 5h à 0h, enquanto em 5 e 6 de julho, a operação seguirá nos horários regulares de fim de semana, sendo no sábado, das 5h à 0h e no domingo, das 7h às 23h. No ponto facultativo e feriado, a Linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo. O MetrôRio alertou que, durante a cúpula, poderá haver alterações temporárias para atender às necessidades das autoridades do evento.

Segundo a SuperVia, a circulação dos trens será mantida ao longo do ponto facultativo e feriado do Brics, com adequações pontuais nos horários e intervalos em determinados dias e ramais. Na sexta, os trens vão operar normalmente, conforme a grade regular dos dias úteis. No sábado e domingo, a circulação contará com alterações pontuais nos horários das partidas. E, na segunda-feira, nos ramais Santa Cruz, Deodoro, Japeri e Belford Roxo ocorrerá ajustes pontuais nos intervalos ao longo do dia. Enquanto no Gramacho, alterações nos intervalos devido à realização de manutenções e melhorias na via.
O VLT Carioca também terá operação especial nos dias 4 e 7. Na sexta, as linhas 1 (Terminal Gentileza x Santos Dumont), 3 (Cristiano Ottoni x Santos Dumont) e 4 (Terminal Gentileza x Praça XV) circularão com intervalos médios de 12 minutos. Na segunda, os intervalos médios serão de 15 minutos. Em ambos os dias, o VLT funcionará normalmente das 5h às 23h, conforme a grade habitual. Já a Linha 2 (Praia Formosa x Praça XV) funcionará normalmente em ambos os dias, com intervalos de até uma hora.
A Mobi-Rio informou que, no dia 4, o sistema BRT funcionará com a mesma operação dos dias úteis, e no dia 7 seguirá o planejamento dos sábados. A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) informou que na sexta-feira e segunda-feira, a operação dos ônibus municipais terá oferta equivalente a 65% da frota de um dia útil regular.
Nos dias 6 e 7 serão suspensos pousos e decolagens no Aeroporto Santos Dumont e os voos serão transferidos para o Aeroporto Internacional do Galeão, por conta da proibição de sobrevoo em um raio de 10 quilômetros em torno do local do evento, por motivos de segurança. Será permitida apenas operação de aeronaves que transportem chefes de governo e de Estado, os presidentes do STF, da Câmara e Senado, ministros, o governador e o prefeito do Rio, aeronaves militares que atuam na operação, de busca e salvamento e de órgãos de segurança pública.

Interdições
No Aterro do Flamengo, nos dias 5, 6 e 7, haverá gradeamento contínuo entre o Monumento a Estácio de Sá e o Trevo dos Estudantes, com restrições à circulação de pedestres. A travessia ao Parque do Flamengo será permitida apenas pelas passagens subterrâneas, com as passarelas fechadas. Já o acesso à Praia do Flamengo será fechado totalmente, de 20h a 3h, todas as noites, a pedido das forças de segurança.
Nos demais horários, o acesso contará com restrições fiscalizadas pela Guarda Municipal. No período, não será permitido acesso por bicicletas, quadriciclos, patinetes e nenhum tipo de veículo de propulsão motora ou humana. Também não será autorizado acesso de pedestres com objetos perfurocortantes, vidros ou hastes de bandeiras.
Já na orla da Zona Sul, do Leblon ao Leme, haverá fechamento das áreas de lazer e proibição de estacionamento, incluindo carga e descarga, de sexta, a partir das 22h, a segunda, até as 22h. Além disso, serão suspensas a Feira Noturna de Copacabana (3 a 7); Feira do Lido (5 a 6); Feira Móvel Cardeal Arcoverde (5); Feira Rainha Elizabeth (6); Feira Livre da Praça Serzedelo Correia (6). 
Trânsito
No dia 4, das 6h às 8h, haverá um bloqueio total do Aterro do Flamengo para treinamento operacional das forças de segurança e, a partir das 8h, o trânsito será liberado. Nos dias 5, 6 e 7 de julho, a área será fechada ao tráfego de veículos em geral, com circulação exclusiva para comitivas e veículos relacionados ao evento. O fechamento da pista começa às 12h do sábado (5) e termina às 23h59 de segunda-feira.
Em Copacabana, perto do hotel Fairmont, das 6h do dia 3 às 22h do dia 5, haverá bloqueios na esquina da Rua Rainha Elizabeth e Avenida Atlântica e na esquina da Francisco Otaviano com Nossa Senhora de Copacabana. A Avenida Atlântica terá interdição nos dois sentidos a partir do dia 5, às 22h, até 23h59 do dia 7. O estacionamento estará proibido do dia 4, (22h) até o dia 7 (22h). O acesso dos moradores será realizado com apresentação do comprovante de residência.
A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) realizou os seguintes desvios de itinerário: no Aterro, na Avenida Infante Dom Henrique, as linhas serão desviadas para a Praia do Flamengo; e na Avenida Atlântica, em Copacabana, as linhas serão desviadas para a Rua Barata Ribeiro e a Avenida Nossa Senhora de Copacabana.
Faixas seletivas e reversíveis 
As faixas BRS em toda a cidade e a faixa seletiva da Avenida Brasil serão suspensas na segunda-feira e, nesta sexta, os dois sistemas de circulação exclusiva operam normalmente, em esquema de dia útil. Além disso, todas as faixas reversíveis estarão suspensas na sexta e segunda-feira. Nesta quinta-feira (3), a suspensão já vale para a Rua Teixeira Soares, no trecho entre a Rua Pará, na Praça da Bandeira, e a Avenida Maracanã, na altura da estação do metrô São Cristóvão. 

As faixas reversíveis fora de operação na manhã de sexta-feira são: Avenida Lucio Costa (Barra da Tijuca); Avenida Prefeito Mendes de Moraes (São Conrado); Avenida Niemeyer (São Conrado, Vidigal e Leblon); Avenida Delfim Moreira (Leblon); Avenida Vieira Souto (Ipanema); Avenida Atlântica (Copacabana); Avenida Princesa Isabel (Copacabana); Túnel Novo (Copacabana e Botafogo); Avenida Lauro Sodré (Botafogo); Túnel do Pasmado (Botafogo); Enseada de Botafogo (entre o Túnel do Pasmado e a Avenida Repórter Nestor Moreira, na altura do Mourisco); Linha Amarela (entre a praça do pedágio, em Água Santa, e as saídas para Avenida Brasil e Linha Vermelha.
Já na tarde/noite de sexta-feira, as faixas reversíveis fora de operação são Rua Jardim Botânico (Jardim Botânico) e Rua Teixeira Soares (Maracanã e Praça da Bandeira). A Área de Proteção ao Ciclismo de Competição (APCC) do Porto – Circuito Marcos Hama será suspensa no domingo (6) e no feriado da segunda-feira. Com isso, a Avenida Rodrigues Alves (Via Expressa do Porto), o Túnel Marcello Alencar, a Avenida Alfred Agache e a Avenida General Justo, vias que são fechadas para o treinamento de ciclistas, estarão liberadas ao trânsito de veículos nos dois dias. 
Segurança
Até o próximo dia 9, a cidade está sob a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e terá atuação das Forças Armadas. A operação da Marinha começou nesta quinta-feira, com dois mil militares e mais de 100 meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais. Os militares estão concentrados na Praça Mauá, no Centro, Baía de Guanabara, Marina da Glória e orlas de Copacabana, Ipanema, Leblon e São Conrado, na Zona Sul. 
As Forças Armadas vão aturar com seis equipamentos anti-drones posicionados em pontos estratégicos da cidade e caças F-5M armados com mísseis. O planejamento será semelhante ao realizado durante o G20, que aconteceu em novembro do ano passado, e os militares acompanharão o trajeto das comitivas dos países participantes.
Além disso, o Governo do Rio mobilizou cerca de 17 mil agentes de segurança para reforços no policiamento nas ruas, nos arredores do evento e em hotéis onde as delegações estarão hospedadas. Do total, 15,5 mil são PMs, incluindo efetivos do Comando de Operações Especiais (COE), com apoio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) Móvel, instalado próximo ao MAM. Já a Polícia Civil terá cerca de 1.400 agentes, com reforço nas delegacias da região, Central de Flagrantes extraordinária na Cidade da Polícia, e equipes do Esquadrão Antibomba, peritos e agentes com proficiência em idiomas. 
Brics
O Brics é um fórum de coordenação política e diplomática para países do Sul Global, que atua no fortalecimento da cooperação econômica, política e social entre os membros, e aumento da influência na governança internacional. O grupo busca ampliar a legitimidade, a equidade de participação e a eficiência de instituições globais como a Organização das Nações Unidas (ONU), o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio (OMC).
O bloco também tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento social e econômico sustentável e promover a inclusão social. O Brics é composto pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além de Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Indonésia, e ainda tem como países parceiros a Bielorrússia, Bolívia, Cuba, Cazaquistão, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão.