Tapumes de metal foram instalados no entorno da Lagoa Rodrigo de FreitasReprodução/Eduardo Paes

Rio - O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), determinou a retirada das placas metálicas instaladas no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul, entre a ciclovia e a pista sentido Ipanema. Neste domingo (7), pelas redes sociais, Paes se referiu aos tapumes como "placas horrorosas" e criticou a sensação de insegurança causada por eles, além do impedimento de acesso ao cartão-postal da cidade.
"Já determinei à nossa CET-Rio que retire essas placas horrorosas que colocaram na Lagoa. Geram insegurança, além de impedirem o acesso ao deslumbramento da paisagem carioca", escreveu o prefeito. Veja o vídeo:

Os tapumes foram colocados às vésperas da inauguração da Árvore de Natal da Lagoa, com o objetivo de organizar a circulação de pedestres e evitar engarrafamentos na região. A previsão era de que permanecessem no entorno durante todo o período de funcionamento da atração, que voltou ao Rio após cinco anos. No entanto, com a determinação de Paes, as estruturas serão removidas na madrugada desta segunda-feira (8), segundo os responsáveis pelo símbolo natalino.

"Vamos agir com a Guarda Municipal para evitar congestionamentos", rebateu Paes, ao comentar um dos argumentos que justificariam a permanência dos tapumes. 

Ao DIA, os responsáveis pela instalação das placas informaram que elas "foram instaladas seguindo solicitação dos órgãos públicos competentes. Recebemos, neste fim de semana, nova solicitação indicando a retirada. A remoção será realizada nesta madrugada", afirmou a organização.