Rio - Após a morte do chefe do tráfico do Morro dos Prazeres, Claudio Augusto dos Santos, o "Jiló", de 55 anos, criminosos usaram sete ônibus como barricadas em vias principais do Rio Comprido, na Região Central, na manhã desta quarta-feira (18). Em meio ao clima de tensão, um dos veículos foi incendiado na Avenida Paulo de Frontin, no acesso ao Túnel Rebouças.
Ainda na ação, outros seis bandidos e um morador morreram baleados. Por medo da violência, comércios chegaram a fechar as portas no início da tarde.
fotogaleria
Até o momento, a Avenida Paulo de Frontin continua interditada, na altura da Rua do Bispo. Equipes do Corpo de Bombeiros seguem no local. Em outro ponto, mais uma barricada foi incendiada na Avenida Chile, em frente à Catedral Metropolitana.
De acordo com o Rio Ônibus, no momento, 10 linhas estão sofrendo desvios de itinerário tanto no Rio Comprido, quanto em Santa Teresa. O policiamento está reforçado na região.
Veja vídeo de ônibus incendiado
Bandidos ateam fogo em ônibus na Avenida Paulo de Frontin, no Rio Comprido, na Região Central, após morte de chefe do tráfico do Morro dos Prazeres, o "Jiló", nesta quarta-feira (18).
Ônibus atravessados: A72088 - 410 Saens Pena x Gávea A72034 - 410 Saens Pena x Gávea A48062 - 202 Rio Comprido x Castelo A48046 - 202 Rio Comprido x Castelo A72061 - 111 Central x Leblon (incendiado) A72089 - 507 Silvestre x Largo do Machado A72058 - 007 Silvestre x Central
Linhas impactadas: 201 Santa Alexandrina x Castelo 202 Rio Comprido x Castelo 410 Saens Pena x Gávea 133 Largo do Machado x Terminal Gentileza 006 Silvestre x Castelo 007 Silvestre x Central 507 Silvestre x Largo do Machado 111 Central x Leblon 109 São Conrado x Terminal Gentileza 014 Paula Mato x Central
Entenda o caso
Desde as primeiras horas da manhã, mais de 150 PMs atuam nos morros dos Prazeres, Fallet, Fogueteiro, Coroa, Escondidinho e Paula Ramos. A operação, que busca combater roubos de veículos e o tráfico de drogas, conta com apoio de policiais do 5º BPM (Praça da Harmonia) e se baseia em informações da Subsecretaria de Inteligência.
Segundo a PM, "Jiló" morreu em confronto com agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal Souza Aguiar, mas não resistiu aos ferimentos. Além dele, outros seis criminosos e um morador foram mortos.
De acordo com o tenente-coronel Marcelo Corbage, comandante do Bope, os bandidos invadiram uma casa e fizeram dois moradores reféns. Equipes tentavam uma negociação quando foram atacados a tiros e reagiram. Na residência, o morador Leandro Silva Souza acabou baleado e não resistiu. A mulher dele não sofreu ferimentos.
Quem era Jiló?
O criminoso era uma das principais lideranças do Comando Vermelho e tinha mais de 135 passagens pela polícia. Ele também é um dos envolvidos na morte do turista italiano Roberto Bardella, de 52 anos, em dezembro de 2016, no Morro dos Prazeres.
Na época do crime, "Jiló" tinha sido solto havia apenas 30 dias. Ele foi preso nos anos 1990, recebeu progressão de pena, mas não a cumpriu, sendo novamente detido em 2012.
Contra o criminoso, constavam cerca de 10 mandados de prisão em aberto.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.