Loide Martha tem tradição no futsal - Divulgação
Loide Martha tem tradição no futsalDivulgação
Por Herculano Barreto Filho

Rio - Principal revelação do Fluminense na última temporada, o volante Wendel foi vendido no começo do ano para o Sporting, de Portugal, por 7,5 milhões de euros (cerca de R$ 35 milhões, pela conversão atual). O ponta Anderson Zangão, que também atua no futebol português, começou nas categorias de base do Ituano, no interior de São Paulo. Em comum, eles guardam na memória a formação no futsal no Instituto Loide Martha, em Duque de Caxias. Conhecida por fazer um trabalho de formação de atletas, a instituição de ensino é a única que disputa as semifinais dos jogos estudantis do município nas quatro categorias da modalidade.

Nesta segunda-feira, a equipe que defende o colégio enfrenta o CIEP 118 no sub-14 masculino. Quem passar, pega o vencedor do confronto entre o CIEP 031 e o Instituto Nossa Senhora da Glória. No futsal masculino sub-17, o Loide Martha joga contra o São Bento. Se vencer, disputa a decisão da categoria contra a equipe que levar a melhor no jogo entre o CIEP 201 e o colégio Herbert Moses. As semifinais do futsal feminino ocorrem na terça. As partidas serão disputadas na vila olímpica.

O bom desempenho histórico na modalidade conta com a contribuição do professor Rodrigo Rizzon, responsável pelo futsal do Loide Martha há 13 anos. No currículo, inclusive, guarda duas medalhas de ouro na modalidade quando representou Caxias nos Jogos da Baixada. Além de revelar Wendel e Anderson Zangão, citados no começo da coluna, Rodrigo também ajudou na formação do volante Caio Alexandre, de 19 anos, tratado como joia nas categorias de base do Botafogo. O atacante Hugo Borges, que atua na equipe sub-20 do Vasco, completa a lista de atletas que surgiram no Loide Martha. Agora, a expectativa é revelar talentos para a próxima edição dos Jogos da Baixada.

Eles podem fazer a diferença

No sub-17, a habilidade do ala Natan e a finalização do pivô João podem fazer a diferença. A dupla está nas categorias de base do Vasco. No sub-14, Rodrigo elogia a força do fixo Delegado e a velocidade de raciocínio do ala Iago. Questionado se pode voltar a treinar o futsal de Caxias nos Jogos da Baixada, Rodrigo despista: "Não sei, rapaz. Quem faz a comissão técnica é a secretaria".

Você pode gostar
Comentários