Vários municípios começam a distribuir carnês de IPTU, com até 15% de desconto em cota única - Divulgação
Vários municípios começam a distribuir carnês de IPTU, com até 15% de desconto em cota únicaDivulgação
Por O Dia

Rio - Ano novo, contas novas. Cidades do Estado do Rio já começam a disponibilizar os carnês do IPTU 2019. Para aqueles que efetuarem o pagamento em cota únicas, as prefeituras oferecem descontos de até 15%. Mas também é possível parcelar o tributo em até dez vezes.

Em Petrópolis, os contribuintes que quitarem o imposto em cota única garantem descontos - serão 9% para aqueles que pagarem o tributo até 21 de janeiro; 7% para quem pagar a cota até 20 de fevereiro e 5% para aqueles que optarem pelo pagamento único até 20 de março. A segunda via do carnê poderá ser obtida no site da prefeitura www.petrópolis.rj.gov.br.

Já em Niterói, o pagamento do tributo em cota única terá 8% de desconto. Também será possível dividir o pagamento em onze parcelas mensais iguais, de janeiro a novembro. Aqueles que não receberem o carnê pelos Correios deverão gerar as guias no portal da Secretaria de Fazenda www.fazenda.niteroi.rj.gov.br ou bo site www.seuiptu.com.br. O vencimento da cota única será em 8 de janeiro. O primeiro vencimento para quem parcelar o imposto será no dia 11.

Na cidade de Campos dos Goytacazes, os contribuintes podem ter 15% de desconto no pagamento do IPTU em cota única. Mas é preciso quitar o tributo até o dia 10 de fevereiro. O boleto do imposto pode ser retirado no site da própria prefeira www.campos.rj.gov.br. Em caso de dúvidas, vale comparecer à Secretaria de Fazenda, na Rua Treze de Maio, 129, no Centro.

"O pagamento poderá ser feito até a data do vencimento em casas lotéricas e na rede bancária credenciada. Após o vencimento, o contribuinte deverá se dirigir à sede da Secretaria de Fazenda para emitir novo boleto", avisa o secretário de Fazenda, Leonardo Wigand.

No município de Maricá, o imposto poderá ser dividido em dez vezes, sendo que a primeira parcela vencerá em 28 de fevereiro e a última em 29 de novembro. Haverá 10% de desconto a cada vencimento. Os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única terão 15% de desconto e vencimento é no dia 28 de fevereiro.

Em São Pedro da Aldeia, o tributo tem desconto, em cota única, de 10% para pagamento até o dia 28 de fevereiro e 5% para pagamento até 29 de março. O IPTU também pode ser parcelado em até oito vezes. E para facilitar a vida do contribuinte, a prefeitura levará o serviço de emissão dos carnês para diversos mercados da cidade - Terê Frutas, no Centro; Mercado Tropical, em São João; Costa Azul, em Nova São Pedro; e no Atacadão, no Campo Redondo. Os atendimentos acontecerão de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h.

Além dos supermercados, o IPTU 2019 também poderá ser retirado nos sites da Secretaria de Fazenda (fazenda.pmspa.rj.gov.br/iptu), da prefeitura (www.pmspa.rj.gov.br) ou solicitado pelo telefone (22) 2621-1559, nos ramal 229 ou ainda pelo e-mail sefaz@pmspa.rj.gov.br. 

Prazo final

A cidade de Búzios acaba de estender o prazo para regularização de débitos tributários junto ao município. Os contribuintes pode quitar os tributos até o dia 15 de janeiro e os descontos podem chegar até 95%. O atendimento é realizado na sede da prefeitura, de segunda a sexta, de 8 às 19 horas. Aos sábados, plantão das 9h às 16h.

 

Você pode gostar
Comentários