Cidades do Estado do Rio começam a disponibilizar carnê do IPTU 2020

Fluminenses de todas as regiões devem ficar atentos aos prazos para o pagamento do tributo

Por O Dia

Em Niterói, aqueles que optarem pelo parcelamento devem pagar a primeira cota no dia 10
Em Niterói, aqueles que optarem pelo parcelamento devem pagar a primeira cota no dia 10 -

Ano novo, despesas velhas. Moradores de todo o Estado do Rio devem se programar para não começarem 2020 no vermelho. Na lista de gastos, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), cujo carnê já está sendo disponibilizado em muitas cidades fluminenses.

Na Região Metropolitana, há descontos para os donos de imóveis em Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá. Em Niterói, quem estiver incluído no benefício da Lei do Bom Pagador poderá ter desconto de até 13%, válido tanto para quem optar por pagar em cota única, quanto para quem for parcelar o tributo. Quem escolher dividir o valor em onze vezes mensais iguais deve ficar atento, porque o vencimento será no próximo dia 10.

Em São Gonçalo, o desconto é de 5% para os contribuintes que pagarem o imposto em cota única, com vencimento entre 27 e 31 de janeiro. O pagamento da primeira parcela ocorre na mesma data. Os carnês, por sua vez, serão entregues até 15 de janeiro, mas a segunda via pode ser emitida no site ou na sede da prefeitura, ou no posto de atendimento do bairro Arsenal, também a partir do dia 15.

Já em Itaboraí, o desconto é de 20% para quem pagar à vista, no dia 10 de março. Para pagamento parcelado, em até dez vezes, a prefeitura não concede benefícios. Os carnês serão entregues a partir da segunda quinzena de janeiro e podem ser retirados no site da prefeitura ou na Secretaria Municipal de Fazenda. Os contribuintes de Maricá terão 15% de desconto na cota única, com vencimento no dia 28 do próximo mês. Os carnês já começaram a ser entregues no último dia 27. A segunda via fica disponível a partir do dia 13 no site da prefeitura e nos postos dos Serviços Integrados Municipais do Centro, Inoã e Itaipuaçu. O vencimento da cota única e da primeira parcela é no dia 28 de fevereiro.

Moradores da Região Serrana e do Norte Fluminense também terão descontos. Em Petrópolis, eles são de 7% e 5% para quem pagar a cota única nos dias 6 de fevereiro e 6 de março, respectivamente. Os carnês já foram entregues e a segunda via pode ser retirada no site da prefeitura ou no Centro de Cultura Raul de Leoni. Em Campos, os abatimentos são de 5% e 10% no pagamento da cota até os dias 10 fevereiro e 10 de março. Além disso, proprietários de um único imóvel residencial de até R$ 38.580 terão isenção do IPTU.

Faetec abre mais de 29 mil vagas

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, está com inscrições abertas para 29.371 vagas para 90 cursos gratuitos em diversas unidades do Estado do Rio. Para se candidatar, é necessário se inscrever no site da própria Faetec — www.http://www.faetec.rj.gov.br — até o próximo dia 26. É preciso ter entre 14 e 18 anos de idade, de acordo com a exigência de cada curso. A escolaridade também pode variar.

Os cursos têm duração que varia de 10 a 20 semanas e as aulas vão ser realizadas nos municípios de Barra Mansa, Duque de Caxias, Campos, Guapimirim, Macaé, Paraíba do Sul, Petrópolis, Piraí, Porto Real, Resende, Rio das Flores, Saquarema, São José do Vale do Rio Preto e Valença. O sorteio público das vagas vai acontecer no dia 27 de janeiro e a listagem com os sorteados será publicado no site da Faetec. Os contemplados deverão se matricular entre os dias 28 e 31 de janeiro. Aulas começam no dia 10 de fevereiro.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários