Gustavo Terra lembra que município aparece entre os 40 do estado reconhecidos no edital de Experiências Inspiradoras Foto Divulgação

São Francisco de Itabapoana – “Este foi um ano de importantes conquistas para a Educação da rede municipal. Destacamos importantes conquistas para toda a comunidade escolar. Uma delas foi a eleição para diretores, realizada em agosto, por meio de um processo democrático e transparente que fortaleceu a participação de alunos, responsáveis e profissionais da rede”.
A avaliação é do secretário de Educação, Cultura e Tecnologia de São Francisco de Itabapoana (RJ), Gustavo Terra, ao resumir as realizações do governo municipal focadas na Educação: “Outro passo importante no ensino-aprendizagem foi a jornada ampliada em quatro unidades da rede municipal. Para o próximo ano, a meta é expandir o modelo para mais escolas”.
O retorno do cuidado especial levou o Ministério da Educação (MEC) a selecionar São Francisco como uma das referências nacionais em práticas pedagógicas e de gestão voltadas à Educação em Tempo Integral. O município aparece entre os 40 do Estado do Rio de Janeiro reconhecidos no edital de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos, promovido pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC.
“Ampliamos a jornada de ensino com a implantação do tempo integral em quatro escolas, e nossa meta é chegar a 18 unidades no próximo ano”, ressalta Terra citando o concurso público como fundamental para fortalecer a rede, ampliando o quadro de profissionais para diferentes áreas: “Seguimos avançando para oferecer uma educação cada vez melhor em São Francisco de Itabapoana".
PARCERIAS IMPORTANTES - A política de parcerias definida pela prefeita Yara Cinthia também influencia na marca classificada positivamente no ensino sanfranciscano: “As parcerias também foram fundamentais em 2025. O Instituto Federal Fluminense (IFF) e a Universidade Estadual do Norte fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) contribuíram para ampliar oportunidades de ensino para os alunos da rede municipal”, frisa o secretário.
Terra lembra que, através da Uenf, estudantes do município puderam se inscrever no pré-vestibular Teorema-Uenf, um curso preparatório gratuito: “Em relação ao IFF a parceria proporcionou a chegada da Educação para Jovens e Adultos (EJA) profissionalizante”, assinala acrescentando que no último sábado (6) houve formatura dos Cursos de Formação Inicial e Continuada do projeto EJA-EPT das turmas dos cursos de Operador de Computador e Eletricista Predial de Baixa Tensão.
“Além disso, o Pré-IFF deu a oportunidade aos alunos de se prepararem para o processo seletivo do instituto, um dos mais concorridos da região”, realça o secretário antecipando que, para o ano que vem, está prevista a instalação do Centro de Referência do IFF: “O próximo passo, após a instalação do Centro de Referência, é que o município tenha um campus do Instituto Federal Fluminense.