Após o sucesso de quatro campanhas consecutivas onde o público investiu mais de R$ 40 mil nos quadrinhos do Estúdio Ton em campanhas realizadas na plataforma Catarse, o quadrinista de São Gonçalo, Eberton Ferreira, resolveu investir no próprio crowdfunding (plataformas de financiamento coletivo) e fez um novo financiamento coletivo criando um sistema próprio em seu site, desta vez para reimprimir revistas que estão em fim de estoque no primeiro semestre de 2023.
Eberton conta que sempre foi apaixonado pela mitologia e disse que quer aproveitar o novo momento para uma campanha de financiamento próprio. "É o que estou fazendo diretamente no meu site. Essa é uma das novidades, pois antes eu usava a plataforma Catarse. Essa ação na minha carreira está sendo diferente, pois criei dentro do site do meu estúdio um espaço crowdfunding no endereço: https://www.estudioton.com.br/campanha_causos_reimpressao/", afirma Ferreira.
Segundo o artista a ideia é se manter no mercado de quadrinhos.
"Por volta do ano de 2014 notei que o folclore brasileiro passava por um longo hiato. Estava realmente abandonado! Quero mostrar ao público que as raízes culturais não eram somente destinadas ao público infantil, pelo contrário, nossas criaturas surgiram dos “causos” de terror contados ao redor de fogueiras nos interiores. Então resolveu fazer esse resgate apresentando ao público adulto o tema com nova roupagem", conta o quadrinista.
Mistérios e aventura no universo dos causos brasileiros
Afinal o que são Causos? Segundo o artista, imagine encontrar releituras de lendas urbanas e folclóricas de forma madura, com uma pegada de terror.
"Pensando nisso criei uma linha de trabalho onde narro os Causos vividos por um desbravador português e seu fiel ajudante tupiniquim desvendando crimes ocorridos em pleno Brasil colônia dando origem às nossas lendas e também uma derivação para quem gosta de gore onde psicopatas acabam influenciando as origens das lendas urbanas depois de cometerem seus atos criminosos", aponta Ferreira.
Segundo o artista a trabalho é imperdível. "Então se você gosta e está em busca de um bom suspense investigativo somado a pesquisas históricas entremeadas com bastante aventura e / ou histórias de terror contemporâneas, encontrou a sua leitura", enfatiza o quadrinista.
Causos é sucesso de vendas
Segundo Eberton Ferreira, a série Causos é a mais vendida das produções feitas pelo Estúdio Ton.
"Desde o seu lançamento em 2015 com a HQ Causos 1 – O Demônio das Matas já foram produzidas quatro sequências da linha principal de HQ, mais duas da linha secundária e um livro mestre de RPG, este último, desenvolvido em parceria com a Lampião Game Studio, realça o autor.
Ele disse que ao se somar os seis volumes e o livro mestre já foram impressas mais de 10 mil unidades. O artista explica a razão porque a campanha foi criada já que Causos 1 e o RPG estão novamente com o estoque esgotando e o estúdio precisa angariar fundos para as novas reimpressões.
“Criei um cantinho com os moldes de campanha similares aos da conhecida plataforma Catarse – onde já realizei alguns lançamentos de sucesso, mas desta vez no meu próprio site para que mais leitores possam visitar a minha casa oficial”, disse Eberton sobre o atual financiamento coletivo.
Ferreira disse que no site do Estúdio Ton os leitores encontrarão uma variedade de pacotes, recompensas e combos para que possam escolher aquela que melhor se adeque ao gosto e ao bolso.
"Existem pacotes publicitários para quem possui bancas especializadas, comic shops, eventos geeks / animes / Literários, canais no YouTube, cursos de desenho, gráficas, moda nerd, editoras, selos editoriais permitindo anunciar as empresas ao público certo em revistas distribuídas por todo o Brasil", explica Eberton.
O autor comemora a boa aceitação dos trabalhos. “De um total de seis espaços para anúncios temos agora somente um disponível. Fico muito feliz pela confiança depositada em meus trabalhos vindo dessas empresas que investem em anunciar nas revistas do estúdio. Isso é simplesmente sensacional!”, conta o autor bastante empolgado com o começo meteórico de arrecadação ao alcançar a marca de 32% da meta principal nos primeiros dias.
Os interessados podem participar da campanha acessando: https://www.estudioton.com.br/campanha_causos_reimpressao/ Conheça as redes sociais do autor Eberton Ferreira: https://www.linktr.ee/estudio.ton.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.