Projeto social de São Gonçalo: atleta garante vaga olímpica ao Brasil Divulgação/Ascom
Um dos maiores nomes do esporte atualmente, Milena de apenas 25 anos, e natural de São Caetano do Sul, em São Paulo, mas desde março de 2023 realiza os treinos diariamente no Sesi de São Gonçalo junto com outros 19 atletas. O projeto olímpico “Energia para Vencer” tem a proposta de deixar um legado esportivo e social para jovens atletas nas modalidades Judô, Natação e taekwondo oferecendo bolsa-auxílio a atletas de alto rendimento, preparando-os para as maiores competições nacionais e internacionais.
“Os jogos olímpicos são o maior sonho de qualquer atleta que pratica um esporte olímpico. Representar o Brasil também é um dos maiores sonhos que qualquer atleta brasileiro pode ter. Trazer essa classificação para o nosso país foi a realização de dois sonhos ao mesmo tempo e fico muito feliz e orgulhosa em contribuir para o crescimento do taekwondo brasileiro. É sempre uma honra representar a nossa bandeira”, explica Milena.
Além da bolsa, os atletas envolvidos no projeto têm acesso a uma academia personalizada com estrutura diferenciada para o desenvolvimento esportivo; custeio de hospedagem, transporte, taxas e inscrições para participações em competições nacionais e internacionais além de acesso a equipe multidisciplinar composto por preparador físico; nutricionista; fisioterapeuta; dentista; psicólogo; treinador; fisiologista; custeio de hospedagem, transporte, taxas e inscrições para participações em competições nacionais e internacionais.
Com menos de um ano de execução, o projeto Energia para Vencer já vem chamando atenção nos bastidores olímpicos, com toda infraestrutura oferecida aos seus atletas.
Nos Jogos Pan-Americanos de 2023, realizado na cidade de Santiago, no Chile, entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro, o projeto teve 6 atletas convocados para a competição: Rafaela Silva (Judô); Gabrielle Assis da Silva (Natação); Paulo Ricardo Souza de Melo (Taekwondo); Henrique Marques Rodrigues Fernandes Taekwondo); Gabriele Cristina Ribeiro de Siqueira (Taekwondo); Edival Marques Quirino Pontes (Taekwondo), conquistando 5 medalhas: 3 de ouro, 1 de prata e uma de bronze.
O gestor do projeto conta que os resultados alcançados no curto período de trabalho foram além das expectativas. “Estamos alcançando resultados incríveis. Temos uma estrutura de primeiro mundo, um alto investimento, e o apoio da Enel é de extrema importância para colocar o Brasil na briga com as grandes potências mundiais. Isso mostra que se mais empresas investissem em projetos sérios, o Brasil se torna imbatível. Temos muitos talentos que precisam de apoio”, disse Felipe Espose.
O "Energia para Vencer", que tem como madrinha a judoca Rafaela Silva e integra o projeto socioesportivo Craque do Amanhã que atende mais de 2500 famílias em unidades presentes atualmente em São Gonçalo, Caxias, Belford Roxo e Santa Izabel.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.