Jovens aprendizes vencem desafio realizado pela NASA: estudantes ficaram entre as 10 melhores equipes na competição internacionalDivulgação/Ascom
“Foi uma experiência fora da nossa zona de conforto, mas nos trouxe um sentimento de que é possível quebrar barreiras, explorar novas áreas de conhecimento, novas ciências”, destacou a aluna, Larissa Vargas, de 18 anos, do curso de aprendizagem de Assistente Administrativo, em conjunto com as demais integrantes do grupo: Sara Soares, Samara Santos, Jennifer Marques e Kezia Alexandre. Além do reconhecimento com a premiação, outra grande conquista será ter a vivência internacional, para a qual já estão com viagem garantida e agora buscam mais parceiros para essa experiência.
O projeto apresentado pelas jovens propõe a criação de um aplicativo, que funciona como ferramenta educacional para orientar crianças e adolescentes sobre a mecânica dos eclipses. De forma interativa, as estudantes desenvolveram o jogo “Eclipse: Celestial Shadows”, que explica como ocorrem os eclipses e por que somente algumas pessoas da terra podem vê-los em um determinado momento. “Nenhuma de nós tinha conhecimento em desenvolvimento de jogos, no entanto, cada uma se encontrou em uma tarefa. A escolha do time foi essencial para chegar nesse prêmio, cada uma se esforçou a ponto de entregar o melhor”, ressalta Larissa, enfatizando o propósito maior do projeto: “democratizar o acesso à educação”.
Jovens Aprendizes entre especialistas de diversos países
As cinco alunas ingressaram no curso de aprendizagem da Firjan SENAI São Gonçalo no segundo semestre de 2023 e fazem parte do programa Jovem Aprendiz da B. Braun Brasil. Como parte da orientação pedagógica da instituição de ensino, o conteúdo programático do curso conta com o desenvolvimento de atividades extracurriculares que são complementares à formação de Assistente Administrativo. A criação de projetos e a participação em competições diversas, fazem parte do programa.
E com esse foco, as alunas foram apresentadas ao Space Apps, criado em 2012, que já envolveu mais de 280.000 inscritos, de mais de 185 países/territórios. “Celebro a conquista deste grupo de meninas aprendizes em nossa organização e destaco o quão importante é não nos limitarmos ao mero cumprimento de uma cota legal de aprendizes em nossa empresa. Nós estamos indo além, com educação de qualidade e apoio”, enfatiza Cecília Melo, especialista em Responsabilidade Social da B. Braun Brasil.
Para o instrutor da Firjan SENAI, Alan Pacheco, essa foi uma grande oportunidade para as alunas que terão a chance de vivenciar uma experiência internacional. “É um grande feito! Essas competições são essenciais para os nossos estudantes, pois proporcionam experiências valiosas de aprendizado prático, estimulam a criatividade, promovem o trabalho em equipe e permitem aplicar habilidades teóricas em projetos reais”, destacou.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.