O hospital de alta complexidade começou a funcionar no dia 1º de dezembro de 2022 no governo do prefeito Capitão Nelson Divulgação
No hospital, são realizadas as cirurgias de câncer das áreas da endocrinologia, ginecologia, mastologia, urologia, proctologia, pneumologia e gastrointestinal. Por mês, são realizados 65 procedimentos oncológicos, o que representa um alívio para os pacientes, que não precisam mais se deslocar para Rio Bonito ou para o Rio de Janeiro para as intervenções.
Morador de Maricá, o aposentado Nilson Paulo dos Santos, de 70 anos, estava na unidade para fazer a revisão de sua cirurgia de próstata – realizada no último dia 16 de abril – retirar os pontos e o dreno.
“Descobri o câncer de próstata em um consultório particular, mas não tive condições de seguir por lá e transferi tudo para o SUS (Sistema Único de Saúde). Entrei na regulação (Sistema Estadual de Regulação - SER) e marcaram a minha cirurgia aqui. A cirurgia foi um sucesso, vim para a avaliação com o médico e ele disse que está tudo certo. Achei tudo excelente. Muito bom este hospital, todos nos tratam bem, desde a recepção ao médico. Eu estava muito assustado e estou saindo aliviado com a oportunidade de mais vida”, disse Nilson.
Para os próximos pacientes que precisarem de quimioterapia, a unidade está se preparando. Uma sala com recepção está sendo montada para oferecer os serviços. Serão cinco cadeiras disponíveis que poderão atender 10 pacientes por dia, já que a quimioterapia leva, em média, entre três e quatro horas. O oncologista da unidade, Dr. Edmar Lopes, enaltece a ampliação das ofertas de cirurgias e serviços para o público na cidade.
“São Gonçalo avançou muito com a oferta das cirurgias oncológicas no HCCOR. E o hospital está crescendo cada vez mais. Outro marco que podemos destacar é fazer as operações mais perto das casas dos pacientes. E, futuramente, teremos mais uma ampliação de oferta de serviço com a quimioterapia no hospital. É um conjunto de fatores que ajudam muito a demanda crescente da oncologia em todo o Estado”, descreveu o médico.
Pacientes de todo o Estado do Rio de Janeiro são atendidos no HCCOR através do SER. Além das cirurgias de câncer e do coração, a unidade também realiza as consultas ambulatoriais pré-operatórias: cardiológicas, oncológicas, neurológicas, cirurgia geral e dermatológicas.
“O HCCOR está crescendo e ampliando as cirurgias e serviços oferecidos. Não só a população gonçalense, mas de todo o Estado do Rio está se beneficiando dessas ações. Agora, o mais importante é ver que tudo é humanizado. Pedimos muito por isso e estamos conseguindo avançar nesse quesito também em todas as unidades de saúde. O servidor é para servir e deve servir bem a população. É mais dignidade aos pacientes”, refletiu o secretário de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo, Dr. Gleison Rocha.
Até o fim de abril deste ano, o HCCOR contabilizou 6.732 operações: 2.684 cateterismos, 698 angioplastias, 453 revascularizações, 1.073 cirurgias oncológicas, 340 neurológicas, 585 cirurgias gerais, 850 dermatológicas, 12 colocações de marcapasso e 37 trocas valvares. Essas duas últimas cirurgias começaram a ser realizadas em outubro de 2023.
“A gente fala tanto em humanização e oferecer esses tipos de cirurgias perto de casa também faz parte. Assim como um hospital com equipamentos e recursos de última geração e com todos os insumos necessários para os profissionais trabalharem. É a humanização para eles também, que vão trabalhar melhor e, consequentemente, isso reflete nos atendimentos. É uma engrenagem, onde tudo funciona perfeitamente”, finalizou a subsecretária de Urgência e Emergência, Bianca Serour.
O hospital de alta complexidade começou a funcionar no dia 1º de dezembro de 2022 no governo do prefeito Capitão Nelson e conta com quatro centros cirúrgicos e 49 leitos. É uma unidade com equipe médica altamente qualificada para realizar todos os procedimentos. Para entrar em funcionamento e realizar as cirurgias, a unidade de saúde passou por uma reestruturação física dos espaços e ganhou novos equipamentos.
Cirurgias oncológicas:
Endocrinologia - 68
Ginecologia - 160
Dermatologia - 167
Mastologia - 490
Urologia - 21
Proctologia - 78
Pneumologia - 3
Gastrointestinal - 73
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.