A ação fará testagem rápida de sífilis, HIV e hepatites; vacinação contra o coronavírus e gripeReprodução
Na Operação Saúde, os gonçalenses também poderão conhecer e saber o que é oferecido nos programas municipais da rede básica de saúde e da saúde coletiva, que oferecem – entre outros – tratamentos para tuberculose, diabetes, hipertensão, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e tabagismo, por exemplo. Os gonçalenses também poderão realizar agendamentos de consultas.
Além de conhecer os programas, a ação fará testagem rápida de sífilis, HIV e hepatites; vacinação contra o coronavírus e gripe; aferição de pressão e glicose para os diabéticos que comprovem a comorbidade. As pessoas com resultados positivos nos exames de testagem rápida serão encaminhadas para tratamentos nas unidades de saúde.
A Operação Saúde acontece em vários bairros da cidade e é realizada pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) da Secretaria. O objetivo da ação é promover e levar a saúde para mais perto dos gonçalenses.
Para a aplicação, os gonçalenses têm que ter um intervalo de três meses da última vacinação contra o coronavírus. A monovalente XBB pode ser aplicada com todas as outras vacinas e medicações, exceto com a vacina contra a dengue, que deve ter intervalo de 24 horas. A contraindicação é para aqueles que têm reação alérgica a qualquer componente da vacina.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.