Desde a última terça-feira, a entrega de fraldas passou a ser feita, também, itinerante Foto Secom/Divulgação

São João da Barra – Com cerca de 600 cadastrados, o programa desenvolvido pela Secretaria de Saúde de São João da Barra (RJ) entrega gratuitamente mais de 11.780 fraldas descartáveis, mensalmente, a idosos e crianças a partir de dois anos com diagnóstico de incontinência urinária ou fecal.
A medida também passou a funcionar de forma itinerante, desde a última terça-feira (26), atendendo 169 idosos de 80 anos ou mais em suas residências, no Retiro São João Batista e na Pousada do Idoso Shalom. A partir de janeiro, a idade mínima passa a ser 70 anos. Atualmente
o programa possui 531 idosos e 30 crianças cadastrados, além de 45 medidas judiciais.
A secretária de Saúde, Arleny Valdés, explica que para que o paciente seja inserido no programa é necessário consulta de avaliação médica na unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) mais próxima da residência, onde também é feita a retirada para quem não está inserido no programa de entrega itinerante.
De acordo com Arleny Valdés, a orientação da prefeita Carla Caputi é que a secretaria procure facilitar ainda mais o acesso da população aos serviços de saúde: “É o caso dos idosos, que passam a receber essas fraldas em suas residências e nas instituições; todos os cadastrados no programa recebem 150 fraldas por mês cada”, pontua a secretária.