Para que a doação seja feita com segurança, há exigências apontadas pela Secretaria de Saúde Foto Secom/Divulgação
Secretaria de Saúde busca doações para reforçar estoque de hemocentro
Campanha será realizada dia 15, das 8h às 15h, no calçadão ao lado da sede do governo municipal
São João da Barra – Um dos municípios da região norte do estado do Rio de Janeiro que dependem do Hemocentro Regional, São João da Barra programa coleta no próximo dia 15. O objetivo é contribuir para o estoque do banco de sangue, instalado no Hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes.
A iniciativa da Secretaria de Saúde tem parceria com o instituto pela Vida Doando Esperança; Igreja Pentecostal Vivendo o Chamado de Deus; e o próprio hemocentro, que disponibilizará a unidade móvel para a campanha de doação, das 8h às 15h, próximo ao Calçadão Dirceu da Graça Raposo, ao lado da sede do governo municipal, no centro da cidade.
A secretaria orienta que, para efetuar o cadastro os doadores devem apresentar toda documentação prevista. É necessário ainda ter idade entre 16 e 69 anos; mais de 50 quilos; boas condições de saúde; estar bem alimentado; e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação.
Também não poderá doar quem estiver gripado, resfriado, com febre e diarreia, além das grávidas e no pós-parto. Deve ser evitada alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação e não usando tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação (sobrancelhas, lábios etc.) fora dos parâmetros.
Nestas três últimas observações, para que o doador-alvo esteja apto é necessário que os procedimentos tenham sido feitos em estabelecimento apropriado, com assepsia correta e material descartável. Quanto aos documentos exigidos, são RG (Carteira de Identidade física ou digital); CNH (Carteira Nacional de Habilitação física ou digital, com a presença do QR Code).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.